Correio dos Campos

Prefeito recebe atletas da Apadef que foram medalhistas de competição no Espírito Santo

Os membros da Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes agradeceram o apoio da Prefeitura para a viabilização da participação no torneio
18 de fevereiro de 2020 às 18:39
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O prefeito Marcelo Rangel e a vice-prefeita Elizabeth Schmidt receberam, na tarde desta terça-feira (18), a visita de atletas da Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes (Apadef), medalhistas da etapa Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo. O objetivo da visita realizada pelos membros da entidade foi agradecer o apoio da Prefeitura para a disputa do torneio, que aconteceu em Vitória (ES).

“Viemos agradecer a Prefeitura, que através da professora Elizabeth e da Secretaria de Esportes nos concedeu um ônibus para que pudéssemos participar do torneio. Se não fosse esse apoio e essa concessão não teríamos conseguido disputar o campeonato”, diz o atleta Trajano Ferreira Neto, 33 anos.

Da associação, 12 atletas disputaram o campeonato, o que rendeu um total de 19 medalhas para a cidade, sendo cinco de ouro. O resultado obtido com o torneio fez com que o maratonista Tiago de Souza, 25 anos, se classificasse para a etapa nacional, que será disputada entre os dias 31 de abril e 2 de maio, em São Paulo.

Durante a visita ao prefeito, o atleta aproveitou para agradecer o apoio pelo transporte e também pela estrutura necessária concedida pela Prefeitura para que os atletas possam treinar durante a semana. “Eu consigo treinar em locais públicos que são bem iluminados. Essa estrutura possibilita que eu consiga fazer bons treinamentos. Um exemplo disso é na região do Monteiro Lobato”, descreve Tiago, que é estudante de Medicina e participou neste ano pela primeira vez de competições de alto nível. Já no primeiro ano de campeonatos, o jovem conseguiu um ótimo resultado, alcançando o segundo lugar no ranking nacional em corridas.

A competição que os atletas da Apadef participaram ocorreu entre 7 e 9 de fevereiro. Para integrar a disputa, a associação mobilizou-se e realizou campanhas para conseguir o dinheiro necessário para garantir a participação. O trabalho realizado pelos atletas tem o apoio de um projeto de extensão do câmpus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que garante os treinamentos aos membros da entidade. Na etapa Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, os ponta-grossenses disputaram o campeonato nas modalidades de corrida, peso, lançamento de dardo e de disco.

Em conversa com o prefeito, os atletas também elogiaram o projeto Pratas da Casa, que beneficia os atletas que têm participação destacada em competições estaduais e nacionais. É através dessa ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, que os membros da Apadef conseguem obter renda necessária para as competições importantes pelo país.

“O município não só está cuidando do esporte como também possibilita que nós, atletas, tenhamos uma autoestima mais elevada com esse projeto. Através do esporte e do apoio que tenho me sinto capaz de fazer várias atividades. Antes eu não tinha esse pensamento. Hoje me senti impulsionado a fazer uma faculdade e no momento curso Administração”, conta Trajano, que possui deficiência visual e conquistou uma medalha de ouro na competição, na modalidade de lançamento de dardos.

O prefeito Marcelo Rangel destacou estar contente com a visita e com as histórias contadas pelos atletas. Durante a visita, ele ressaltou o compromisso de apoiar e garantir estrutura para que a associação consiga participar de mais campeonatos. “Os resultados obtidos são prestígios para a Prefeitura e para a cidade. Não existe esporte sem representar algo. Uma cidade, um estado, um país, uma causa… nesse caso, os atletas da Apadef representam Ponta Grossa, mas também todos aqueles que não possuem as mesmas oportunidades. Eles são guerreiros, batalharam para conseguir participar da competição e fico alegre com o resultado obtido”, destaca Rangel.

A vice-prefeita, professora Elizabeth Schmidt também elogiou o trabalho da associação e parabenizou os atletas pelos resultados adquiridos. “É uma alegria enorme receber pessoas que são exemplos de superação. Cada um com sua limitação consegue realizar atividades surpreendentes”, ressalta Elizabeth.

A Apadef existe há 23 anos em Ponta Grossa. Os atletas treinam pelo menos três vezes por semana para conseguir participar dos campeonatos. Na etapa Rio-Sul, que aconteceu no Espírito Santo, pessoas de 20 a 45 anos integraram o time ponta-grossense.