Correio dos Campos

Elizabeth Schmidt visita novas instalações do Hospital da Criança

A instituição recebe obras desde 2018 e conta com novos serviços, possibilitando um número maior de atendimentos e uma estrutura mais preparada para receber os pacientes
7 de fevereiro de 2020 às 16:52
em 2019, o número de atendimentos no Hospital da Criança cresceu 25% com relação a 2018. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A prefeita interina de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, visitou na tarde de quinta-feira (6) o Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira para acompanhar as obras realizadas na instituição e a estrutura da unidade, que segue com reformas desde 2018. Elizabeth elogiou o novo atendimento do hospital e demonstrou contentamento com os serviços realizados atualmente.

“É animador ver as obras transcorrendo dentro do planejamento. Em breve teremos novos consultórios, cozinha, refeitório, entre outros espaços que trarão muito mais dignidade aos pacientes, familiares e aos servidores que ali atuam. Nos sentimos orgulhosos em saber que um hospital municipal está se tornando um hospital de referência nacional”, ressalta a prefeita em exercício.

A instituição recebe obras desde que a Associação dos Amigos do Hospital da Criança (AAHC) foi fundada em 2017. As reformas e construções realizadas abrangem a reconstituição de 24 enfermarias, do centro cirúrgico e da ala do Pronto Atendimento Institucional (PAI). Além disso foram feitas melhorias nas salas de cirurgias I, II e III, na sala de rentabilização pós-cirúrgicas (quatro leitos), área de circulação, posto de enfermagem e no ambiente onde ficam os materiais de limpeza.

Atualmente, a reforma do hospital encontra-se na terceira etapa planejada. Essa fase contempla obras no Banco de Leite Humano, no imagenologia (setor de radiografia, ultrassom e tomografia), ampliação de uma ala com mais nove quartos de enfermaria e na farmácia.

Um dos destaques das obras é a reestruturação do PAI, que desde 2019 conta com novos espaços para recepção, acolhimento, triagem humanizada, consultas clínicas (consultórios), sala de emergência (equipada), sala de nebulização, sala de coleta e farmácia ambulatorial (farmácia-satélite).

“O Pronto Atendimento Infantil do Hospital João Vargas de Oliveira é um exemplo de Ponta Grossa para o Brasil. Cerca de um ano após a inauguração destas instalações, vejo o importante resultado para o atendimento à saúde de nossas crianças. As enfermarias e o centro cirúrgico são usadas diariamente, o que antes acontecia em instalações inadequadas. A importância da mobilização da sociedade civil contribuiu para tornar o atendimento do hospital pediátrico mais humanizado, célere, eficaz e que atende crianças e famílias de Ponta Grossa e região”, destaca Elizabeth Schmidt.

Os serviços foram realizados através do apoio financeiro da Associação Amigos do Hospital da Criança (AAHC) e parceiros, além de verbas destinadas pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal. Hoje ainda, com a revitalização, a instituição conta com cirurgias de médios porte, profissional odontológico e aparelho de ultrassom qualificado para atender as demandas dos pacientes, sem precisar encaminhá-los para outros hospitais.

Durante a visita, a prefeita em exercício e a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeu, visitaram as alas do hospital e puderam comprovar a eficácia dos atendimentos e a melhora da estrutura do local. De acordo com os dados do Hospital da Criança, em 2018, a instituição realizou 51.747 atendimentos. Já em 2019, o número de atendimentos saltou para 69.289. Os dados indicam que, com as reformas em andamento e com uma estrutura mais preparada para receber os pacientes, ocorreu um aumento de 25% de atendimentos no hospital.

“É visível o avanço na área de saúde municipal. Unidades de Saúde com estruturas melhores, equipamentos modernos e atendimento humanizado em todas as frentes. Com a AAHC foi possível unir sociedade civil, poder judiciário e os próprios funcionários em uma causa só. A união de forças é para que a nossa comunidade tenha sempre o melhor atendimento à saúde. Nós estamos trabalhando juntos, e seremos cada vez mais fortes. Esta nova etapa de obras, mostra o comprometimento e responsabilidade do Governo Municipal com as nossas crianças”, comemora Angela Pompeu.

A terceira etapa de obras compreende 11 fases. A transferência do Banco de Leite Humano para outra ala já foi feita. As reformas das salas de especialidades estão em fase de finalização, sendo necessárias apenas a pintura e a colocação de móveis. A reestruturação para exames de tumografia também está sendo feita. Para que o novo aparelho funcione é necessário apenas a chegada de uma porta de chumbo para proteção radiológica, que também já foi requerida. O investimento para esta terceira etapa é de R$ 1.650.000,00.