Correio dos Campos

Agência do Trabalhador intensifica ações para a capacitação de novas vagas de emprego

7 de fevereiro de 2020 às 17:12
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Com o objetivo de aumentar a oferta de encaminhamentos para vagas de emprego, a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa realiza o direcionamento de novas oportunidades a partir de duas frentes: cadastro de vagas vindos de iniciativa dos empregadores e captação ativa dos servidores do posto de atendimento.

O cadastro de novas oportunidades através de iniciativas dos empregadores é feito por meio de visitas à Agência do Trabalhador, contatos telefônicos, e-mail ou cadastro do empregador no Portal Mais Emprego, processo que é chamado de captação passiva de vagas, pois são as empresas que buscam pela divulgação. Por outro lado, a captação ativa ocorre quando a iniciativa é realizada através da equipe da Agência, por meio de visitas a empregadores, contatos telefônicos, e-mail ou redes sociais, com a intenção de fomentar a captação de novas vagas.

De acordo com coordenador de Administração da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e diretor interino da Agência, Nilton Bahls, a captação de vagas é primordial para o sistema, afinal, sem oportunidades de emprego não há como promover a intermediação de trabalhadores. “A Agência do Trabalhador atua para que o trabalhador deixe o posto de atendimento de uma forma diferente da que entrou. Para tanto, os servidores trabalham ativamente na captação de vagas de emprego, na manutenção de um bom relacionamento com os empregadores da região e no fomento de demais serviços, como orientação profissional”, explica.

Para o secretário da SMICQP, José Loureiro, as principais vantagens para o empregador em utilizar a intermediação de vagas de emprego através da Agência do Trabalhador são: disponibilização de vagas de forma gratuita e rápida; sigilo de vagas, local para entrevista individual ou coletiva; equipe capacitada para atendimento; e captação e seleção de currículos conforme solicitação.

Como disponibilizar vagas junto a Agência do Trabalhador

Por meio do endereço eletrônico maisemprego.mte.gov.br, de atendimento telefônico ou visita presencial do empregador.

É necessário para realizar a solicitação de vagas: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa e o Cadastro Específico do INSS (CEI); informações cadastrais gerais, como endereço, telefone e e-mail, principal atividade econômica da empresa, perfil do trabalhador, e a forma de entrevista.