Correio dos Campos

Conservatório Maestro Paulino abre inscrição para novos alunos

Para esse ano, além do aumento de vagas, tem outra grande novidade: três novos cursos
31 de janeiro de 2020 às 16:05
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As fichas de inscrição para novos alunos do Conservatório Maestro Paulino estão disponíveis e podem ser entregues a partir da segunda-feira (03). Em 2020 são 183 vagas, 42 a mais que no ano passado.

As inscrições custam R$35. O edital fixa uma mensalidade de R$60. Os alunos com renda familiar de até dois salários mínimos (nacional) poderão solicitar isenção de pagamento das mensalidades. O pedido deve ser retirado na secretaria do Conservatório, preenchido e protocolado na Praça de Atendimento da Prefeitura de Ponta Grossa.

“Além do aumento significativo de vagas ofertadas do ano passado para este, dentre essas vagas, estão três cursos que há alguns editais não estavam disponíveis, sendo eles clarinete, percussão erudita e contrabaixo acústico”, comemora o diretor do Conservatório, Douglas Passoni. Os interessados também podem se inscrever para os cursos de piano, saxofone, violino, entre outros.

Como fazer a inscrição

As fichas constam, exclusivamente, no site http://www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. O candidato deverá entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e a cópia do comprovante de depósito identificado na secretaria do Conservatório, no período de 03 de fevereiro a 12 de fevereiro de 2020, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h.

O Ensino Básico de Música é para crianças de 5 a 9 anos de idade. Acima dos 10 anos os candidatos se inscrevem para o Ensino Fundamental de Música. Para o Ensino Básico não há um teste seletivo, porém, se o número de inscritos superar os de vagas será feito um sorteio público. Já para o Ensino Fundamental, no momento da inscrição deve ser informado se o interessado tem ou não conhecimento musical. Deverá declarar que tem conhecimento musical específico o candidato que já toca, mesmo que de maneira básica, o mesmo instrumento para o qual deseja se inscrever. Deverá declarar que não tem conhecimento musical específico o candidato que não toca o instrumento para o qual deseja se inscrever, ou que toca outro(s) instrumento(s).

Os candidatos inscritos nos cursos do Ensino Fundamental de Música deverão participar de teste seletivo para concorrer a uma das vagas. Na primeira fase, dia 17 de fevereiro, todos os candidatos inscritos realizarão prova de percepção musical, de caráter eliminatório. O objetivo é avaliar a capacidade de interpretação e discernimento dos candidatos aos diferentes elementos sonoros e estilos musicais. Na segunda fase, os candidatos inscritos na categoria ‘sem conhecimento musical específico’ deverão realizar, no dia 18 de fevereiro de 2020, uma entrevista. Já os candidatos inscritos na categoria ‘com conhecimento musical específico’ deverão realizar uma prova prática seguida de entrevista, que será realizada no dia 19 de fevereiro. O agendamento das entrevistas será divulgado juntamente com o resultado das provas de percepção musical, no aba da Fundação Municipal de Cultura no site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Para o curso de canto lírico

Para se inscrever em canto lírico o candidato deverá ter 16 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2020. Eles irão passar também por uma avaliação vocal.