Correio dos Campos

Prefeitura disponibiliza projeto para moradores de rua

Cerca de 50 pessoas participaram da ação realizada no estacionamento do Restaurante Popular
24 de janeiro de 2020 às 18:09
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Na tarde de hoje (24), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa juntamente com a Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg) e a Secretária de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), realizou mais uma edição do projeto Banho Solidário. Os interessados puderam utilizar as ações no estacionamento do Restaurante Popular. Cerca de 50 pessoas procuraram o serviço.

“O projeto teve uma ótima aceitação e hoje já está atendendo quatro dias na semana, sempre em locais e horários distintos, para que todos possam usufruir. Temos hoje uma média de 50 pessoas por ação, o que consideramos uma ótima participação. Em todas as ações levamos outros tipos de serviço, hoje, por exemplo, teve o projeto Varal Solidário e sopa. Em outras ações conseguimos que a Agência do Trabalhador fosse e também disponibilizamos corte de cabelo”, comenta a secretária da SMPPS e presidente da Faspg, Simone Kamisnki.

Os usuários realizam um cadastro com a assistente social e logo após recebem uma senha para o banho. Além da estrutura para o banho, as pessoas em situação de rua podem escolher uma roupa limpa, tomar sopa e recebem um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.

 

Serviços destinadas a população de rua

Ponta Grossa conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social.

O Centro POP que oferta além de atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga, oferece café da manhã, vale almoço (no restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda de pertences, passagens intermunicipais.

O Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas (mendicância, trabalho infantil, moradores de rua, entre outras situações).

Também existe Termos de Parceria com outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas.