Correio dos Campos

Prefeitura encaminha documentação para retirada de visto dos estudantes do Programa de Qualificação Internacional

Entrega aconteceu no Consulado da República Tcheca, em São Paulo. Assim que liberado os vistos, estudantes devem embarcar para o período de aperfeiçoamento no país europeu
22 de janeiro de 2020 às 16:56
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (22), o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, realizou atividades referentes ao Programa de Qualificação Profissional (PQI) no Consulado Geral da República Tcheca, em São Paulo. Lançado no ano passado, o projeto tem como objetivo abrir as portas de empresas nacionais e internacionais, já instaladas ou não município, para convênios de qualificação estudantil.

Como primeira ação, a Prefeitura de Ponta Grossa e as indústrias Tatra Motors e Brono Group firmaram acordo que beneficiará 20 estudantes com a qualificação na República Tcheca. Na reunião realizada hoje, o secretário entregou pessoalmente as solicitações de visto dos estudantes ao chefe de Missão Adjunto, František Fleišman.

“Trouxemos diretamente no Consulado as documentações corretas necessárias para a retirada do visto dos participantes do Programa de Qualificação Internacional, e agora aguardamos a tramitação do órgão para liberação. Assim que sejam aceitos, agendaremos o dia da viagem e o início do aperfeiçoamento profissional dos selecionados. A expectativa é que o embarque ocorra em breve”, informou Loureiro.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Participaram do processo seletivo 125 estudantes de instituições públicas e privadas que estavam de acordo com as condições do programa: matriculados nos cursos de ensino superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Produção a partir do 4º ano, ou 7º período; fluência comprovada em inglês e currículo de acordo com o modelo proposto pela comissão.

Por Gustavo Ban