Correio dos Campos

AMTT oferece mais de 150 postos credenciados do Estar em Ponta Grossa

9 de janeiro de 2020 às 17:17
(Foto: AMTT)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) ampliou, nos últimos meses, o número de locais habilitados a realizar a validação de vagas, compra de créditos e regularização de notificações do Estar em Ponta Grossa. O objetivo da ação, segundo o Departamento de Trânsito (Deptran) do órgão, é facilitar o acesso da população ao sistema, permitindo que qualquer cidadão possa utilizar o Estar sem a necessidade do aplicativo, internet ou blocos de papel.

“Essa ampliação é resultado de um grande trabalho, que vem sendo desenvolvido pelas equipes da AMTT desde o início da utilização do aplicativo Estar Ponta Grossa – em 2018 -, para ampliar as facilidades relacionadas à utilização do Estar no município. Considerando os números de postos de atendimento e agentes que tínhamos realizando o processo de venda e regularização e fiscalização nas ruas, ampliamos em mais de 3 vezes a oferta para a população, passando de 50 para mais de 150 pontos credenciados”, explica o presidente da AMTT, Roberto Pellissari. “Nossa expectativa é ampliar ainda mais esses locais, permitido que a população tenha o maior número de opções para utilizar o sistema, possuindo ou não o aplicativo”, completa Pellissari.

De acordo com o coordenador geral do Deptran da AMTT, João Rodrigo Pontes, a implantação de postos credenciados já era prevista desde o início da operação do Estar Digital em Ponta Grossa, em 2018. “Entendemos que essa é uma etapa essencial do processo de digitalização do Estar, que teve o acesso liberado para a utilização da população ainda em agosto de 2018, e que continua atualmente não só com a oferta de pontos de venda, mas também com a migração completa para o sistema digital, oportunizando diversas facilidades como a possibilidade de o condutor ampliar o tempo de estadia na vaga direto do aplicativo”, aponta.

Tecnologia

A implementação do sistema digital de validação de vagas trouxe não só comodidade, mas também mais tecnologia e agilidade para o Estar em Ponta Grossa. Com isso, o processo envolvendo agentes de fiscalização e a população ganhou mais fluidez, permitindo que mais pessoas usufruam das vagas regulamentadas no município. É o que aponta a coordenadora do Estar da AMTT, Solange de Andrade. “Antes haviam diversas situações que atrapalham o processo de utilização do Estar, pois o agente acabava exercendo a função de fiscalizador e de operador de transações, fazendo a regularização de notificações e venda de blocos. Além da quantidade de papel envolvida no processo, o motorista também corria o risco de ser notificado por não encontrar um agente para validar a vaga, não marcar corretamente o horário de utilização, expirar o tempo de estadia ou o agente não localizar a folha, que em alguns casos podia cair no chão do veículo com o fechar da porta pelo motorista”, explica. “Com o Estar Digital, essas situações não acontecem mais devido à digitalização do processo, tornando mais simples não só localizar pontos de venda, mas também corrigir eventuais erros no processo. Além disso, dá mais segurança ao agente, que agora não precisa realizar as transações envolvendo dinheiro durante o trabalho, e agiliza o processo de fiscalização, o que permite que mais pessoas utilizem devidamente o sistema rotativo de vagas”, finaliza Solange.