Correio dos Campos

SME apoia proposta de Ensino Médio diurno em Itaiacoca

Parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional vai permitir a estudantes de Cerrado Grande cursar o Ensino Médio no período matutino
17 de dezembro de 2019 às 14:26
Secretária Esméria Saveli (SME) e chefe do NRE, Luciane Sleutjes, visitam escolas em Itaiacoca. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de 2020 os estudantes da região do Cerrado Grande terão a opção de cursar o Ensino Médio no período matutino, mais próximo de casa, em Biscaia. Ambas as localidades ficam no distrito de Itaiacoca. Até 2019, por falta de opção, 30 alunos são transportados à noite até o Colégio Estadual General Osório e outros, próximos do Centro de Ponta Grossa. A medida, realizada pelo Núcleo Regional (NRE) e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), é baseada na política educacional do Governo do Estado em privilegiar o Ensino Médio diurno.

Com a nova opção, cairá pela metade a quilometragem rodada diariamente pelos estudantes. Alunos que finalizam o Ensino Fundamental na Escola Estadual Margarete Mazur, em Cerrado Grande, terão transporte escolar no período matutino para o Ensino Médio na Escola Estadual Brasílio Antunes da Silva, em Biscaia, distante 15 quilômetros. Até este ano, o ônibus escolar custeado pelo Município sai da zona rural por volta das 17h40 e deixa o último estudante próximo da 1h da manhã do dia seguinte, percorrendo 60 quilômetros à noite. Não haverá mais o transporte para o período noturno. Conforme as gestoras da Educação, a mudança proporciona melhores condições para a continuidade dos estudos em horário adequado, com maior tranquilidade também para os familiares.

Além de garantir o transporte escolar de Cerrado Grande para Biscaia no período matutino, a SME cedeu três novas salas administrativas para a escola estadual, que funciona ao lado de uma unidade municipal recentemente ampliada. “A atitude do Governo do Estado está correta em privilegiar o Ensino Médio diurno. Estudar durante o dia é um direito da criança e do adolescente. Apenas países subdesenvolvidos colocam seus estudantes no período da noite, sujeitos a um menor rendimento e reduzindo suas expectativas de formação”, considerou a secretária, que torce também para a extensão do ensino em tempo integral para essa fase escolar oferecida pelo Estado.

Ensino Médio diurno

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciane Sleutjes, explica que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) solicitou aos Núcleos Regionais que ampliassem a oferta do Ensino Médio no período diurno e ofertassem o noturno apenas como exceção, por ser um período em que se observa o maior índice de evasão escolar, baixa frequência, menor rendimento e maior reprovação. “Não há lógica em forçar essas crianças a frequentarem o período noturno na zona urbana, submetendo-os a uma jornada exaustiva que coloca em risco o seu aprendizado, se a Escola Estadual Brasílio Antunes, na mesma localidade, oferece estrutura adequada e compatível para receber esses estudantes com qualidade, em horário regular de aulas, no período matutino. A escola já está preparada para receber esses alunos”, garante Sleutjes.

Escola já realiza matrículas

Alunos que concluem o Fundamental em Cerrado Grande devem matricular-se para o Ensino Médio em Biscaia, onde cursarão pela manhã. O mesmo deve ocorrer para quem já cursa o EM na zona urbana. Até o momento 14 alunos da região, que iriam para o Colégio General Osório, já se matricularam na nova escola. “Recebemos um retorno muito positivo dos pais. Nossa escola está feliz em recebe-los, pensando na segurança, bem-estar e na tranquilidade das famílias, sabendo que os filhos estudam no período da manhã e não terão os riscos da noite. Foi muito importante o apoio da SME e do Núcleo Regional, ao avaliar a situação e ver o que é melhor para os alunos”, comenta a diretora Záira Ferreira Mendes. Ela acredita que o rendimento dos estudantes e a qualidade de vida será melhor durante o dia.

Mais informações

Outras informações sobre as matrículas na Escola Estadual do Campo Brasílio Antunes da Silva, em Biscaia, podem ser obtidas pelo telefone 3254-6022 ou pelo email [email protected].

Endereço: Rodovia do Talco (PR 513), Km 37 – Biscaia/ Distrito de Itaiacoca – Ponta Grossa.