Correio dos Campos

Estação Saudade é reinaugurada como unidade cultural do Sesc PR

Solenidade contou com a presença do vice-governador do Paraná e do prefeito Marcelo Rangel
17 de dezembro de 2019 às 12:34
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – No início da noite desta segunda-feira (16), o Sistema Fecomércio Sesc Senac/PR inaugurou, em Ponta Grossa, a nova unidade cultural do Sesc PR, localizada no prédio da antiga Estação Saudade e que foi restaurado para receber o projeto. A data de inauguração celebra os 120 anos da primeira viagem de trem que partiu da Estação Ponta Grossa.

“Há 119 anos, com o fortalecimento da nossa economia graças à facilidade logística proporcionada pela ferrovia, este prédio era inaugurado, e desde então, estas plataformas testemunharam a transformação. É especialmente simbólica essa entrega, por que em 2019 finalmente nos posicionamos em outro modal de transporte, estreando no fechado circuito das economias com conexões aéreas diárias para São Paulo. Esses são dois momentos muito importantes para o desenvolvimento de Ponta Grossa, inícios de novos ciclos, e que nesse momento se cruzam”, discursou o prefeito Marcelo Rangel, em uma comparação

A unidade cultural Sesc Estação Saudade tem 2,748m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu, além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade, além do Café Escola Estação Saudade e de um espaço que abrigará o Museu Ferroviário Francisco Burzio, uma homenagem ao médico que chegou a Ponta Grossa em 1907, pela estação de trem. As obras envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Loureiro, o município recebe um ponto turístico motivo de orgulho para todos. “Essa é uma data muito especial para Ponta Grossa, pois entregamos a restauração de um espaço onde recebemos muitas pessoas, escoamos nossas riquezas e que hoje se torna um local em que a cultural e o lazer serão primordiais”, explica.

Para o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), Darci Piana, a restauração da Estação Arte faz parte da valorização dos prédios históricos do Estado. “É a nossa contribuição para a cultura de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, onde juntamente com a cultura, a gastronomia estará presente. O Senac está fazendo uma ampla pesquisa das comidas histórias como a dos tropeiros que passaram por aqui e toda a cultura gastronômica da região. O governo do Estado cumpre com sua parte valorizando a cultura do Paraná e, principalmente, valorizando os prédios históricos”, informou Piana.

Tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, o edifício da Estação Saudade, de propriedade do município de Ponta Grossa, foi cedido ao Sesc PR por meio da Lei Municipal nº 12.465, de 2016, para uso por 25 anos, renovável por igual período. Dentre as obrigações da concessionária está a realização da reforma, restauração e manutenção do imóvel.

“O Sesc PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias,  inovadores e vanguardistas”, enfatiza o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.