Correio dos Campos

Alunas da UniSecal visitam ‘Grupamento da Aeronáutica’ em Curitiba

Atividade proporcionou conhecer os programas, ações e projetos desenvolvidos pelos assistentes sociais no Comando da Aeronáutica
16 de dezembro de 2019 às 12:38
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Acadêmicas da graduação em Serviço Social da UniSecal realizaram uma ‘Visita Técnica’ no Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT) da Aeronáutica. A atividade aconteceu no final de novembro e teve como objetivo possibilitar que às alunas conhecessem o espaço sócio-ocupacional do Serviço Social nas forças armadas, bem como visualizar o papel do Assistente Social nesses ambientes de trabalho. O GAP-CT fica localizado na cidade de Curitiba (PR) e controla o tráfego aéreo da região, que representa mais de 30% do movimento aéreo nacional.

Com a participação da coordenadora do curso, Fabiana Vosgerau Trentini, a visita propôs às acadêmicas uma ampla visão sobre os locais de trabalho que o assistente social pode estar inserido. “Nossas visitas técnicas ocorrem desde o primeiro ano da graduação para que às alunas possam ver na prática os conteúdos visualizados em sala de aula. Dessa forma, conhecendo e vislumbrando os espaços sócio-ocupacionais, se identificando com eles e planejando o futuro profissional”, comenta a docente.

Durante a atividade as estudantes puderam entender como funciona o processo seletivo para ingresso na GAP-CT e os programas, ações e projetos desenvolvidos pelo Serviço Social no Comando da Aeronáutica. Segundo a 1ª Tenente Assistente Social – Adjunta à Chefia do Serviço Social do GAP-CT, Fernanda Gomes Banhos, “buscamos apresentar às acadêmicas as possibilidades de atuação delas na carreira militar, em especial aqui no Grupamento de Apoio de Curitiba”, explica a assistente social.

Ampliando horizontes

Para a acadêmica da graduação em Serviço Social da UniSecal, Eduarda Dos Santos, a ‘visita técnica’ possibilitou uma maior compreensão da área de trabalho do assistente social. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Não imaginávamos a dimensão de onde poderíamos atuar, sendo muito importante conhecer esses locais para vermos como um profissional da área exerce a função”, relata a aluna.

Além disso, Eduarda ressalta a importância da atividade para a sua formação acadêmica. “Atribuiu em muito conhecimento e nos mostrou que podemos muito mais do imaginávamos. Não só no incentivo de lutarmos para ocupar esses espaços, mas, também, de conhecermos o trabalho dos profissionais e quais são as demandas enfrentadas”.

Serviço Social UniSecal

O curso de Serviço Social (https://unisecal.edu.br/servico-social/) do Centro Universitário Santa Amélia é o único noturno e presencial na cidade de Ponta Grossa (PR). Com professores doutores e mestres, a graduação tem uma formação humana e direcionada para o mercado de trabalho. Assim, os acadêmicos que se formam na instituição saem preparados para atender às atuais demandas da comunidade. E, além disso, o curso está localizado no centro do município, facilitando o acesso para os estudantes.