Correio dos Campos

Passagem da Maria Fumaça de Natal em Ponta Grossa tem novo horário

5 de dezembro de 2019 às 16:20
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O início da passagem da Maria Fumaça de Natal pelos trilhos de Ponta Grossa sofreu alteração no horário e agora começará a partir das 19h30, na sexta-feira (6). O percurso é de 15 quilômetros e partirá do bairro Costa Rica.

A locomotiva transportará quatro vagões iluminados, sendo uma iniciativa da Rumo Logística, concessionária da ferrovia. É a primeira vez que Ponta Grossa receberá a atração, que andará a uma velocidade de 10 km/h.

De acordo com a Rumo Logística, a Maria Fumaça de Natal saíra por volta de 20h do bairro Costa Rica. Ela ainda passará pelos bairros Panamá, Londres, Uvaranas, Jardim Paraíso e São Francisco. Em todos existirão pontos de visualização.

A Vice-Prefeitura de Ponta Grossa auxiliou na articulação para que a Maria Fumaça de Natal pudesse ser mais uma das atrações durante as festas de fim de ano à população.

A atração ainda conta com apoio da Guarda Municipal, que fará a segurança às margens dos trilhos; da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), responsável pela interdição de parte das ruas sobre os viadutos para garantir a visualização da população por onde o trem passará; e da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), que cederá um caminhão pipa com capacidade de 8 mil litros de água para fazer o vapor da locomotiva durante o percurso.

Para 2019, a Maria Fumaça de Natal da Rumo recebeu restauração. A locomotiva usada neste ano é de 1884, sendo fabricada nos Estados Unidos. Ela foi uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

O que: passagem da Maria Fumaça de Natal em Ponta Grossa

Quando: sexta-feira, 6 de dezembro

Hora: a partir das 19h30

Onde: Inicia às 19h30 no bairro Costa Rica e seguirá por Panamá, Londres, Uvaranas, Jardim Paraíso e São Francisco.