Correio dos Campos

Aeroporto Sant’Ana registra movimentação de mais de 47 mil passageiros em 2019

Valor é 11,79% maior que todo o período do ano passado
4 de dezembro de 2019 às 16:55
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), divulgou nesta quarta-feira (04), o balanço do Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo no mês de novembro. Durante o período, foram registrados 4.257 embarques e desembarques, decorrentes de 1.466 pousos e decolagens.

Assim como nos meses anteriores, nos últimos trinta dias a movimentação no Aeroclube permaneceu a maior, com 1.972 embarques e desembarques, seguindo da viação Geral, que registrou 1.822 passageiros, e da categoria Geral, com 463 chegadas e partidas, destas, 243 somente do dos serviços de atendimento aeromédico, realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

De acordo com o superintendente do Aeroporto Sant’Ana, Victor Oliveira, os números crescentes reforçam a importância do aeródromo. “Estamos há alguns dias de fazer um anúncio histórico para a aviação do município, que vem coroar o momento em que estamos passando e da importância que Ponta Grossa tem para o Estado, devido a localização estratégica que possui. A expectativa é que o crescimento amplie e atenda ainda mais pessoas”, explica.

Movimentação dos onze primeiros meses já é superior a todo período de 2018

De janeiro a novembro de 2019, o Aeroporto Sant’Ana registrou 47.168 embarques e desembarques de passageiros, valor 11,79% maior que o período inteiro do ano passado. O aumento também foi verificado no número de pousos e decolagens, que cresceu de 15.427 em todo o ano de 2018, para 16.895 nos primeiros onze meses de 2019, em um acréscimo de 9,51%. Um dos motivos é alta procura pelos voos regulares, realizados quatro vezes na semana na linha aérea Campinas – Ponta Grossa – Campina. Com a aferição e certificação dos instrumentos do avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que deve ser realizada ainda no mês de dezembro, a expectativa é que os voos comerciais aumentem ainda mais.

Para José Loureiro, secretário da SMICQP, pasta em que o Aeroporto Sant’Ana está vinculado, o aeródromo é um expressivo vetor econômico do município e da região dos Campos Gerais. “É importante ressaltar que estamos tratando de um aeroporto municipal, que atende com recursos da Prefeitura de Ponta Grossa e com as ações do governo do Estado, principalmente através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, o que reforça todo o esforço realizado para a operação e manutenção, e todos os resultados positivos são prova disso, comprovando também a importância que ele tem para o desenvolvimento econômico do município”, informou.