Correio dos Campos

Prefeitura recebe Prêmio Gestor Público Paraná na área da habitação

Representante de Ponta Grossa, o projeto de hortas comunitárias 'Cultivar Energia' figurou entre as ações reconhecidas pela sua excelência no estado do Paraná
13 de novembro de 2019 às 14:08
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Prolar e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu, nesta terça-feira (12), o troféu de excelência do Prêmio Gestor Público Paraná. A cerimônia, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, contou com representantes de 41 cidades de diversas regiões do estado selecionadas para a premiação.

Representante de Ponta Grossa, o projeto de hortas comunitárias ‘Cultivar Energia’ figurou entre as ações reconhecidas pela sua excelência no estado do Paraná. A iniciativa, desenvolvida através de ação integrada entre Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Copel e Sanepar, proporciona o cultivo de hortaliças em áreas da rede de alta-tensão localizadas em conjuntos habitacionais do município. Além de promover a alimentação saudável e a geração de renda para as famílias participantes, o projeto também serve como meio de conscientização e disseminação de conhecimentos acerca dos cuidados próximo a rede elétrica.

“Esse prêmio vem coroar todo o trabalho desenvolvido pelos nossos servidores nesse projeto. É uma ação que envolve diversos órgãos da Prefeitura e tem trazido grandes benefícios para a comunidade da região do Costa Rica”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

De acordo com o diretor-presidente da Prolar, Deloir Scremin Junior, a premiação ressalta a importância de os municípios instituírem políticas públicas inovadoras para o desenvolvimento da comunidade. “Desde de 2017, a Prefeitura, através da Prolar e da Smapa, trabalha viabilizar esse projeto, que tem repercutido de maneira muito positiva no município, pois promove a disseminação de informações para a segurança nos locais de rede de alta-tensão, além de promover uma oportunidade de renda para as famílias, que faz uma grande diferença no cotidiano delas. A comunidade dos conjuntos Costa Rica 1,2 e 3 abraçou esse projeto e tem avançado de maneira muito consistente, criando laços e fortalecendo a nossa de comunidade, tudo isso acompanhado de perto pelas nossas equipes da Prolar”, declara Scremin.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o projeto também é uma oportunidade de promover a alimentação saudável das famílias, assim como fortalecer a sustentabilidade das comunidades. “A Smapa realiza todo o assessoramento técnico das famílias, fornecendo mudas e informações para o cultivo nessas áreas. Isso repercute na melhoria da alimentação dessas famílias com produtos orgânicos e produzidos por elas mesmas, incentivando a sustentabilidade e o bom uso da terra”, finaliza.

Prêmio Gestor

O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná e tem como objetivo valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.