Correio dos Campos

Cdepg realiza treinamento para conselheiros

Cinco Câmaras Técnicas Permanentes e duas temporárias também participarão
11 de novembro de 2019 às 17:04
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – O Conselho de Desenvolvimento Economico de Ponta Grossa (CDEPG) realiza no mês de novembro, em parceria com o Sebrae, dois workshops para treinamento dos conselheiros e membros das Câmaras Técnicas, sobre a metodologia utilizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá que foi criado em 1996. O workshop será ministrado por Claudio Serrato, consultor do Sebrae e que acompanha o Codem desde sua criação.

Serrato foi consultor do Sebrae/PR por 32 anos, coordenou diversos programas de desenvolvimento local, atuando com município, e ou vários em um território. Atuou na implantação de fóruns, comitês e conselhos com o objetivo de pensar, planejar e implementar agendas de desenvolvimento local e de políticas públicas com foco, principalmente, no econômico. Participou de missões internacionais, principalmente na Europa, para estudo e conhecimento sobre o tema.

O consultor assessorou o CODEM desde o início do processo em 1994, quando do movimento “Repensando Maringá”, depois na oficialização como CODEM, contribuindo com a implementação das estratégias, câmaras técnicas, planejamentos estratégicos e seminários. Além disso, orientou a implantação de outros conselhos como por exemplo CODEP, em Paranavaí e o CODECAM Campo Mourão.

O gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, comenta que Ponta Grossa inicia agora um trabalho que visa a construção da visão de futuro do Município para os próximos 30 anos, assim como já fez outras cidades paranaenses, como Maringá, pioneira no processo, com o Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), e Londrina, com o Fórum de Desenvolvimento de Londrina. Com a aplicação de uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae/PR, conselheiros e membros das Câmaras Técnicas se reúnem nesta terça-feira, dia 12, para trabalhar durante quatro horas a elaboração do planejamento. No próximo dia 19, serão mais oito horas. “Vamos planejar a cidade, com visão de futuro, com aquilo que projetamos de melhor. O Conselho será guardião destes anseios para o desenvolvimento local “, diz o gerente.

Para o presidente do CDEPG, Wilson Souza de Oliveira, o treinamento é de extrema importância para que o Conselho conte com a metodologia adequada, já testada em outros municípios e bem-sucedida em Maringá. “O CDEPG entende que é necessário investir em toda sua equipe de conselheiros e os especialistas das diversas áreas que compõem as Câmaras Técnicas. Foi um consenso que este workshop restrito aos integrantes do CDEPG e Câmaras trará bons frutos para o desenvolvimento do município”, afirma Oliveira.