Correio dos Campos

Projeto de PG é aprovado no edital de projetos culturais do Instituto CCR

'O mundo especial de Picolé', espetáculo idealizado pelo ponta-grossense Robert Salgueiro, o 'Palhaço Picolé', terá o apoio do Instituto CCR em 2020 e irá passar por seis cidades do Paraná
1 de novembro de 2019 às 15:39
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta semana, o Instituto CCR divulgou – em conjunto com as unidades do Grupo CCR em todo o país – a lista dos projetos aprovados pelo edital de projetos culturais da companhia para 2020. Após uma seleção que reuniu mais de 750 projetos de todo país, os municípios que estão ao longo das rodovias cuidadas pela CCR RodoNorte receberão dois projetos: a turnê ‘O mundo especial de Picolé’, idealizado pelo ponta-grossense Robert Salgueiro, o ‘Palhaço Picolé’, além do espetáculo ‘Sete mares de histórias’.

“É um orgulho para o Instituto CCR seguir colaborando com a democratização do acesso à cultura no País. Os editais de incentivo são importantes instrumentos para a difusão de ações culturais em diversas regiões do País, sobretudo, as que estão mais afastadas dos grandes centros”, destaca Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR. Somados, os projetos aprovados para o Estado do Paraná realizarão 60 apresentações ao longo do ano que vem.

Com foco no público das crianças e adolescentes com deficiência, ‘O mundo especial de Picolé’ vai se apresentar em seis municípios paranaenses, priorizando ações em entidades que atendem portadores de necessidades especiais como forma de inclusão e democratização do acesso à cultura, valorizando as potencialidades dos portadores de necessidades especiais e incentivando a interação com o palhaço ‘Picolé’.

Já o espetáculo ‘Sete Mares de Histórias’, por sua vez, irá se apresentar em oito cidades do Paraná e tem com o público de 6 a 13 anos. O projeto tem o objetivo de mostrar, por meio das histórias a capacidade de independência, a criatividade e voz ativa que a criança pode ter, e ao mesmo tempo um coração puro e justo, inspirados pela personagem Pippi Meialonga. As apresentações serão realizadas em escolas da rede pública de ensino.

No país

Somando todas as unidades do Grupo CCR no país, 17 projetos foram selecionados no 4º edital Instituto CCR de Projetos Culturais. Ao todo, o chamamento público recebeu 775 inscrições, em 286 municípios, e irá distribuir seu maior valor em incentivos culturais via Lei Rouanet (cerca de R$ 3,9 milhões) para ações de fomento à produção cultural, principalmente, de fora das grandes capitais. ​Cada um dos projetos escolhidos irá receber o incentivo de até R$ 300 mil. Nesta edição, os principais temas das ações contempladas incluem a valorização da cultura afro-brasileira, democratização do acesso ao livro e resgate de expressões artísticas, como teatro, dança e música.