Correio dos Campos

Indústrias associadas obtém recursos com BRDE

Contratos foram assinados na presença do governador Ratinho Júnior
25 de outubro de 2019 às 15:11
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, na Feira Paraná, em evento com o governador Ratinho Júnior (PSD), empresas filiadas à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) firmaram contrato com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Os contratos foram assinados pela RDK no valor de R$ 1,2 milhão para aquisição de um equipamento fotovoltaico e outro pela indústria de fertilizantes Agrocete que fez um financiamento de R$ 2,4 milhões para modernização de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Evandro Kostycz é diretor industrial da RDK, indústria de vasos de plásticos. Ele conta que com os recursos serão utilizados para a implantação de uma usina que produzirá energia através do sol, através de um sistema de placas fotovoltaicas. “São cerca de 1.000 placas serão instaladas em cima de um barracão da indústria e produzirão parte da energia elétrica utilizada pela empresa”, comenta.

Kostycz salienta que a medida visa a sustentabilidade através da energia limpa. “Em termos de indústria, não se tem conhecimento no Paraná de uma iniciativa com tantas placas. O que se sabe, é que é um projeto inovador para o setor industrial”, frisa.

Já Guilherme Figueiredo, sócio diretor da Agrocete Indústria de Fertilizantes, relata que os recursos serão utilizados na construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) das três plantas fabris da empresa. “Vamos modernizar e otimizar o sistema de tratamento, se antecipando ao crescimento industrial e a normas ambientais”, finaliza Figueiredo.

O diretor de operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, esteve presente na solenidade e assinou três contratos de crédito com empresas da região. “A presença do governandor e de todo secretariado em Ponta Grossa demonstra a relevância da região para o desenvolvimento do Estado. É importante reconhecer que os Campos Gerais estão se mostrando muito dinâmicos, com um ritmo de crescimento muito acima da média e é fundamental que os recursos disponíveis pelo governo estejam conectados a este cenário”, finaliza Lipski.