Correio dos Campos

Cdepg recebe governador Ratinho Júnior (PSD)

Governador anuncia para breve a criação de conselho de desenvolvimento estadual
25 de outubro de 2019 às 15:01
(Divulgação/José Aldinan)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (24) a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), contou com a presença do governador Ratinho Junior (PSD). O evento lotou o auditório do Sebrae com conselheiro, membros das Câmaras Técnicas, entre outros interessados. Ratinho Júnior elogiou Ponta Grossa e salientou a importância de um Conselho de Desenvolvimento, a ponto de estudar a implementação em âmbito estadual.

Além do governador do Paraná, estiveram presentes os secretários estaduais de Planejamento, Valdemar Jorge; Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cesar Agostini; e o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Estefano Stemmer Jr.

O presidente do CDEPG, Wilson Souza de Oliveira, salientou que o CDEPG tem a missão de formular e executar políticas de desenvolvimento econômico para Ponta Grossa. Ele ressaltou que a presença de Ratinho Júnior demonstra o reconhecimento da importância do Conselho como instrumento de participação da sociedade na condução dos destinos da cidade. “O CDEPG tem a função de repensar o município e é composto por autoridades de notório conhecimento de diversos segmentos dos setores produtivos, das instituições de ensino superior, entre outras entidades. A missão do Conselho é planejar o futuro de Ponta Grossa”, explica.

Concorda o prefeito, que avalia o caráter técnico do CDEPG. “O conselho se separa da política porque ele tem o papel de planejar a cidade e isso vai muito além de um mandato político: é pensar o futuro da cidade para as próximas gerações”, explica Rangel.

Já o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explanou sobre investimentos que estão e serão realizados em Ponta Grossa, como a concessão do Parque de Vila Velha, ou mesmo a inauguração do Parque Ecotecnológico. Além disso, anunciou para o próximo ano o Instituto Federal em Ponta Grossa. “Onde falta infraestrutura o IDH é baixo. A infraestrutura faz parte do desenvolvimento econômico de qualquer região”, frisa.

O vice-governador, Darci Piana, ressalta que o CDEPG é importante porque é responsável pelo direcionamento das necessidades do povo e das empresas até a administração pública. “É fundamental ter um norte e o Conselho serve para isso, sendo um intermediário entre o poder público e a sociedade civil organizada”.

O governador conta que está na responsabilidade de Piana e que em breve será anunciada a criação de um conselho em âmbito estadual. Ele disse que a intenção é reunir diversas entidades que discutam e pensem de forma constante o Paraná do futuro. “Temos um habito de eleger o deputado ou prefeito e que ele se vire, mas tem que todo mundo remar para o mesmo lado e sabermos onde queremos chegar. Para isto serve os conselhos, auxiliando o poder público”, salienta Ratinho Jr, que comentou ainda sobre o tripé base do seu governo baseado em gestão eficiente, infraestrutura para atrair investimento e o olhar social para as pessoas que estão invisíveis na sociedade.

Segurança na área rural

A conselheira e integrante da Câmara Técnica da Cadeia do Agronegócio, Sandra Queiroz, juntamente com o tenente-coronel Edmauro Assunção, comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar entregaram para Ratinho Junior um projeto piloto regional para patrulhas rurais do Paraná. “Entendemos que para que o agronegócio exporte tecnologia de inovação temos que dar segurança ao produtor rural”, destacou a conselheira do CDEPG.