Correio dos Campos

Alunos do 5º ano do Município preparam-se para a Prova SAEB

Escolas e alunos estão mobilizados para ter bom desempenho na prova SAEB, com início no dia 29. Avaliação é importante para composição do IDEB dos municípios
25 de outubro de 2019 às 16:55
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir do dia 29 de outubro, todos os alunos dos 5os anos das escolas municipais de Ponta Grossa vão responder as questões de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Saeb, realizada em todo o país. O resultado obtido no teste do Sistema de Avaliação da Educação Básica é um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada cidade. Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas e alunos estão mobilizados para um bom desempenho.

Em Ponta Grossa, os 4.122 alunos das 85 escolas da rede municipal farão a prova a partir do dia 29 de outubro até o dia 04 de novembro. As datas de cada escola e a organização são papel do Instituto Anísio Teixeira (INEP) e o resultado irá compor o Ideb a ser divulgado em 2020. Desde a divulgação do índice atual da SME, em 2018, os professores estão mobilizados para avançar na nota – que atualmente é de 6,3 e já está acima da projeção para o município.

Todas as escolas, além de prepararem os estudantes com os conteúdos curriculares, organizaram simulados e mobilizaram alunos e comunidade. “A avaliação será o resultado de todo o trabalho das escolas, com suas equipes gestoras e professores, em parceria com a SME. Neste ano de prova nós aproximamos as escolas, desde a formação dos professores, com um amplo programa de trabalho com as crianças a partir do currículo, iniciando com a avaliação diagnóstica no início do ano, com avaliações periódicas e atividades simuladas. Com isso também tivemos tempo de redimensionar ações e trabalhar com os alunos com mais dificuldade. Então o que esperamos é um excelente resultado de um excelente trabalho”, comenta Simone Neves, supervisora de gestão pedagógica e de ensino e secretária interina de Educação.

Alunos se mobilizaram para a prova

Na reta final antes da prova, todas as escolas organizaram conversas com pais de alunos, demonstrando a importância da participação deles no processo. Os alunos também foram envolvidos para que sintam-se confiantes na hora da prova. “Quando família, escola e comunidade se unem, não tem como dar errado”, resume a diretora Ivone Aparecida Kmiecih, da Escola Municipal Major Manuel Vicente Bittencourt, na Vila Santana.

Entre as ações da escola, os alunos organizaram uma caminhada pelo bairro. Eles conversaram com os moradores e explicaram que o objetivo era mostrar a relevância da prova e pedir apoio e a torcida da comunidade. Ângela dos Santos, moradora da Vila Santana, recebeu em casa o folheto que explicava a ação dos alunos. “Nunca tinha visto uma ação como essa no bairro e achei muito diferente e importante, as crianças se interessarem e passarem a agir dessa forma”, disse ela. Henrique Machado Padilha, aluno do 5º ano que também fará a prova, está confiante. “A turma já está preparada, todos estão alegres e alguns estão nervosos, mas todos sabem que vão se superar”, afirma o estudante da escola pública municipal.

Mairdo José de Oliveira também recebeu a visita dos alunos, que passaram em frente a sua mercearia. “Isso é muito importante, porque a criança sem apoio e sem estudo, nesse mundo não chega a nenhum lugar”, disse o comerciante.