Correio dos Campos

Fomenta Ponta Grossa promove negócios entre órgãos públicos e pequenas empresas

Mais de 150 empresários e representantes de órgãos públicos participaram do evento
23 de outubro de 2019 às 15:49
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Micro e pequenas empresas da região dos Campos participaram nesta terça-feira (22), do Fomenta Ponta Grossa, evento realizado para estimular o desenvolvimento e inclusão dos pequenos negócios no mercado de compras públicas. Oficinas, palestras e rodadas de negócios, oportunizaram informações, aproximaram e promoveram novos negócios. O evento contou com a parceria do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Faciap, Governo do Paraná, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Observatório Social de Ponta Grossa.

O empresário e advogado José Luiz Czelusniak, que representa uma empresa de autopeças e borracharia, de Palmeira, conta que o interesse pelo mercado de licitações surgiu ainda no curso de Direito. “Acredito que o órgão público pode ser um excelente cliente, pois tem capacidade de pagamento que outro cliente não tem. Nosso objetivo é entrar neste mercado e expandir nossa atuação em Palmeira”, diz.

Dados apontam que somente no ano passado, em Ponta Grossa, órgãos como a Prefeitura e Câmara Municipal, autarquia Municipal de Trânsito, Fundação de Cultura, entre outros, compraram o equivalente a R$ 454 milhões através de licitações. No ano anterior, o montante foi de R$ 415 milhões.

Segundo a supervisora de Compras e Licitações da Prefeitura de Ponta Grossa, Eliane de Freitas, nos últimos anos é crescente a participação dos pequenos negócios nas licitações. “O empresário está mais atento aos detalhes do edital e às oportunidades exclusivas para as micro e pequenas empresas”, comenta. Para ela, o Fomenta Ponta Grossa estreita ainda mais a relação entre os públicos-alvo do evento.

No período da manhã, o Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU) e fundador do Portal L&C, Rafael Sérgio de Oliveira, mostrou os benefícios da relação comercial entre os órgãos públicos e os pequenos negócios. Ele também conduziu uma oficina para servidores públicos. A programação do evento contou ainda com uma palestra sobre crédito, com a apresentação dos canais, taxas e acesso, além da palestra “Vou empreender, e agora? “, com a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho.

Para o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, é importante que os empresários conheçam e entendam os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, analisem editais, participem de pregões presenciais, compreendam como funcionam os portais de compras e, ainda, as estratégias e argumentos na hora de disputar uma concorrência.”Queremos promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, pois ao vender localmente, o dinheiro fica na cidade, gerando mais emprego e renda”, reforça.

Escritório físico

No Fomenta Ponta Grossa foi inaugurado o escritório físico de Compras, que tem a parceria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), a Prefeitura de Ponta Grossa e o Sebrae/PR. O escritório terá um espaço dentro da Acipg e vai orientar sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações.