Correio dos Campos

SMIQCP lança campanha para incentivar o ensino técnico profissionalizante

Em Ponta Grossa são 22 opções de cursos gratuitos. Inscrições encerram no final de outubro
21 de outubro de 2019 às 14:58
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMIQCP), lançou na última semana uma campanha de incentivo a realização de cursos técnicos profissionalizantes ofertados pelos Colégios Estaduais do município. Ao todo, são 22 opções de cursos gratuitos em diversas áreas, com certificação emitida pela Secretaria de Estado e do Esporte. As matrículas serão realizadas até o próximo dia 31 e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.

De acordo com o secretário da pasta, José Loureiro, a campanha tem como objetivo ressaltar a importância da qualificação para o mercado de trabalho. “A intenção é incentivar o egresso em cursos técnicos profissionalizantes como forma de ampliação de conhecimento e aceleramento da empregabilidade dos estudantes. Além disso, buscamos suprir a demanda por mão de obra especializada, cada vez mais recorrente e esperada pelas empresas contratantes no município. O mercado fica com quem se qualifica, e esses cursos são uma ótima forma de conquistar esse aperfeiçoamento”, explica.

Os cursos técnicos são ofertados na modalidade integrada ao Ensino Médio, com duração de quatro anos e destinada a estudantes que desejam ter uma formação profissionalizante em conjunto com o ensino regular, e na categoria subsequente, com duração de um ou dois anos, destinado a alunos que já concluíram essa etapa de ensino.

Além da campanha para sensibilização da importância dos cursos técnicos profissionalizantes, desde outubro de 2018 a SMICQP realiza atividades nos colégios que ofertam a modalidade de ensino, através do projeto Quali & Tec, programa que proporciona orientação e qualificação para o mercado de trabalho aos estudantes, em uma parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

“Ponta Grossa tem ofertado uma grande quantidade de oportunidades de emprego, mas muitas dessas vagas não são preenchidas por falta de profissionais qualificados. Uma forma de suprir essa demanda e preparar para os requisitos das empresas é o ensino técnico, que qualifica de forma mais rápida os estudantes para o mercado de trabalho”, explicou o coordenador do Quali & Tec, Nilton Bahls.

INSCRIÇÕES – Para se inscrever, é necessário ir até a instituição de ensino onde o curso é ofertado, com os seguintes documentos: fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos. As inscrições acontecem até o dia 31 de outubro, exceto com exceção do Colégio Elzira Correia de Sá, que encerra dia 25 de outubro, devido ao processo de entrevista e seleção.

Confira a relação dos Colégios e dos cursos com vagas abertas

Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG) – Alimentos, Cozinha, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

Colégio Estadual Professora Elzira Correira de Sá – Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia.

Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay – Alimentos e Química.

Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres – Administração, Contabilidade e Logística.

Colégio Estadal Polivalente – Edificações e Meio Ambiente.

Colégio Estadual Presidente Kennedy – Informática.

Colégio Estadual Regente Feijó – Administração, Recursos Humanos e Secretariado.

Colégio Estadual Senador Correia – Publicidade.

Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez – Formação de Docentes, Prótese Dentária e Saúde Bucal.