Correio dos Campos

ACIPG comemora sucesso no Curso de História e Atualidade Política

10 de outubro de 2019 às 16:33
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a aula de estreia do curso de História e Atualidade Política, ministrado pelo professor Guilherme Almeida. A palestra que teve como objetivo explanar sobre política, suas ideias e aplicabilidade na compreensão do atual cenário político e econômico do Brasil e do Mundo, bem como o seu impacto em nosso dia a dia organizacional e empresarial, lotou o auditório Vila Velha.

Para o participante Rodrigo Tramontim o curso acrescenta em sua vida por possibilitar um melhor entendimento do atual cenário político brasileiro. Concorda Bruno Henrique Semczesn que afirma que o curso foi excelente. Ele comenta que foi pertinente a iniciativa da ACIPG em trazer este tema. “O professor trouxe uma versão dos fatos e não uma visão política ou ideológica, mas sim com as coisas foram. Isto é fundamental para entender o momento político atual. Foi percebido como a história foi manipulada e como isto interfere na atualidade”, disse Semczesn.

O professor relata que a pretensão central do curso foi pensar a atualidade política histórica econômica, da perspectiva do empresariado, como ele está sentido neste momento e quais são as raízes históricas disso. “Além disso, foi traçado um paralelo com a formação política do Brasil, desde a monarquia, passando pela proclamação da República e a partir daí as tentativas de um aprofundamento político mais democrático e econômico mais amplo, desde o período início do século XX, abordando o populismo no período Vargas, ditadura militar, redemocratização e os demais presidentes”, explica.

Almeida foi professor e coordenador da matéria de Diplomacia Internacional e Teoria das Relações Internacionais da PUC-PR no curso de Comércio exterior. É consultor contratado desde 2015 do Departamento de estradas de Rodagem (DER-SP) em Educação e Comunicação Institucional. É bacharel em História, com mestrado em Desenvolvimento e Organização. Possui cursos internacionais de verão na Universidade de Coimbra, além de ser autor de livros, livros didáticos, paradidáticos, manuais técnicos, e biografias

De acordo com uma pesquisa de satisfação efetuada pela a ACIPG, 68% dos presentes conceituaram o curso como ótimo e 32% bom. Gilmar Denck, gerente institucional da entidade, a experiencia foi bem-sucedida pois contou com a aprovação do público. “Foi uma aposta ousada e feliz da instituição em trazer o tema política para o aprendizado do empresariado. Esta conversa já tem data para continuidade, no dia 28 de novembro”, adianta Denck.

As inscrições para a continuidade do curso, no dia 28 de novembro, pode ser feita pelo endereço https://www.acipg.org.br/produtos_novo?codigo=politica2019-2. O investimento é de R$ 100,00 para não associados e R$ 80,00 para associados. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (42) 3220-7201.