Correio dos Campos

Festival de Taiko terá espaços de artes marciais e arqueria japonesa no Parque Ambiental

9 de outubro de 2019 às 18:53
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O 16° Festival Paranaense de Taiko, que acontece nesse fim de semana no Parque Ambiental, terá em sua programação três espaços dedicados às artes marciais orientais. Entre as atrações estão demonstrações e oficinas de combate com espadas, judô, taekwondo e kung fu, além do Espaço Kyudo e Kenjutsu.

O kyudo, que pode ser traduzido como ‘caminho do arco’, é a arte marcial do tiro com arco. É a mais antiga das artes marciais japonesas, com referências históricas que vêm do século VII. A prática do kyudo nos dias de hoje está ligada à busca pelo desenvolvimento físico e mental. O kenjutsu, por sua vez, é a arte de combate com espadas, criada pelos samurais no Japão feudal há mais de 600 anos. É uma disciplina física, mental e espiritual, e a prática busca o equilíbrio entre o corpo e a mente. O Espaço Kyudo e Kenjutsu, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Kyudo e o Instituto Cultural Niten, estará aberto entre as 14h e 18h, no sábado e domingo.

No Espaço Swordplay, realizado em parceria com a Equipe Pendragon, os participantes poderão assistir e participar de batalhas e simulações de combate medieval com espadas de espuma. O espaço funcionará das 14h às 18h. Já o Espaço das Artes Marciais irá trazer demonstrações e oficinas pra iniciantes de judô, taekwondo e kung fu, além da Dança do Leão Chinês. A atividade conta parcerias do Colégio Sepam, Sensei Sigueo, Shaolin Norte Kung Fu e Oriental Arts.

A programação completa do Festival de Taiko está disponível nas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, no site da Prefeitura de Ponta Grossa (na aba ‘Agenda Cultural’) e no aplicativo Cultura Paraná.