Correio dos Campos

Crianças de Ponta Grossa mostram que soluções práticas e criativas podem transformar o mundo

Estudantes de Ponta Grossa participam do 2º Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção de mais de 10 mil alunos
9 de outubro de 2019 às 09:30
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa (PR), realizaram 15 Projetos de Intervenção Social (PIS). Os principais temas abordam sustentabilidade, valores e atitudes e meio ambiente.

O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Pio XII, Cibele Guaringue, o objetivo é estimular a busca pelo conhecimento de uma forma criativa e inspiradora. “De forma espontânea, os alunos sugerem o tema que lhes chama a atenção e aí a investigação segue o curso natural. Dessa forma, o aprendizado e o conhecimento seguem a criatividade” explica. O protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.

Os resultados desse e outros 380 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o 2º Fórum com Crianças. O evento é on-line e acontece de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos.