Correio dos Campos

Serviço Social da UniSecal participa de voluntariado em asilo de PG

8 de outubro de 2019 às 14:13
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Acadêmicas da graduação em Serviço Social do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) participaram no último sábado, 5 de outubro, de uma ação voluntária na Colmeia Espírita Cristã Abegail, lar de idosas na cidade de Ponta Grossa (PR). A ação solidária foi realizada pelo movimento ‘Renova BR’ e contou com a pintura da fachada do asilo, criação de uma horta, doação de fraldas geriátricas e atividades lúdicas para as senhoras.

Com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, a UniSecal é a Instituição de Ensino Superior (IES) pioneira, em Ponta Grossa, a realizar ‘Trotes Solidários’. Dessa forma, a professora doutora do curso de Serviço Social, Francieli Lunelli Santos, enfatiza a participação das alunas no voluntariado e a importância da atividade. “Elas são muito engajadas, colaborativas, querendo realmente participar dos projetos. E sobre a ação solidária, as acadêmicas aprendem na prática como funcionam as instituições. Portanto, não é só uma formação profissional, mas, também, humana”, explica a docente.

Parceria

Participaram do voluntariado aproximadamente 60 pessoas e 11 instituições parceiras. De acordo com o jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Júnior, responsável pela organização do evento e aluno do ‘Renova BR’, a escolha da Colmeia Espírita Cristã Abegail se deu por conta de ser uma instituição que atende as idosas em tempo integral e que necessita de ajuda filantrópica.

Além da UniSecal, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Prestes Construtora, Construtora Pátria, Panificadora Belle Pane, Doutores Palhaços SOS Alegria, Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), entre outras instituições e pessoas da comunidade, contribuíram com o movimento social.

Segundo o jornalista, a participação de duas IES privadas (UniSecal e UniCesumar), por exemplo, mostra a comoção que a sociedade teve com as senhoras do asilo. “Entendo que isso (parceria) é algo muito bom, porque a gente consegue unir dois centros universitários para realizar uma ação solidária. Ficam-se de lado as concorrências comerciais para algo maior, que é atender o próximo”, relata Júnior.

Aprovação

A Colmeia Espírita Cristã Abegail atende aproximadamente 30 idosas e conta com auxiliares de serviços gerais, fisioterapeuta, professor de Educação Física, psicóloga, assistente social, entre outras pessoas que ajudam as senhoras. A oportunidade em conhecer e contribuir com a instituição é vista como positiva para a acadêmica de Serviço Social da UniSecal, Rafaela De Ramos Cunha. “É a primeira vez que estou participando e está sendo bem proveitoso. Podemos conhecer a realidade e as necessidades do local. Tem tudo a ver com a nossa formação”, comenta a aluna.

Já para Ana Beatriz Iwanowski, também estudante da graduação em Serviço Social, a ação na ‘Colmeia Cristã’ oportunizou “ajudar, conhecer e entender a realidade das senhoras. Nesse sentido que é interessante, porque o que aprendemos em sala de aula utilizamos na prática”, enfatiza a futura assistente social.