Correio dos Campos

Prefeitura já atendeu 83% das demandas protocoladas pelo 156

Proposta é facilitar a vida do cidadão e garantir que um número cada vez maior de demandas da população seja atendido
8 de outubro de 2019 às 18:11
Através do sistema, demandas são inseridas no cronograma de trabalho das secretarias responsáveis. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde setembro de 2017, a população de Ponta Grossa conta com uma ferramenta para levar suas solicitações até a administração pública: o sistema Prefeitura 156, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). De lá para cá, já foram realizados cerca de 30 mil registros no sistema, chegando ao índice de resolução das demandas superior a 80%, somente em 2019. Dessa forma, o sistema vem atendendo justamente o objetivo principal da Prefeitura: garantir que um número cada vez maior de demandas sejam atendidas.

“Estamos com um índice de resolução superior a 80%, tanto nas demandas de 2019 como também no somatório desde que iniciamos o sistema. Com o Prefeitura 156 não só conseguimos garantir mais organização e eficiência para a resolução das demandas, como o sistema ainda gera uma base de dados que se torna uma importante ferramenta para a administração municipal, permitindo desenvolver ações com foco em serviços e áreas que se mostram mais prioritárias, conforme a demanda da própria população. Nossa meta é aumentar esse índice de resolução cada vez mais”, destaca o prefeito, Marcelo Rangel.

Em 2019, as secretarias que mais receberam registros foram a Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), com a troca de lâmpadas queimadas principalmente; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com denúncias e solicitações para limpeza urbana de áreas pública; e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com demandas de tapa buraco e patrolamento. De janeiro a setembro deste ano, o sistema registrou 12.317 solicitações, das quais 10.299 já foram concluídas (83,61%), 539 estão em andamento (4,37%), e 1.479 ainda a serem iniciadas (12%).

“Recebemos uma grande demanda de serviços todos os dias e cada secretaria faz o gerenciamento das solicitações para atender a população da melhor forma. Algumas demandas dependem do andamento de um cronograma com solicitações urgentes que precisam ser priorizadas, enquanto outras dependem ainda da compra de materiais para execução do trabalho. Cada serviço tem um prazo diferente para ser executado. Mas estamos melhorando nosso sistema cada vez mais e nenhum protocolo deve ficar sem resposta”, aponta Rangel.

Prefeitura 156

O sistema 156 funciona como um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, recebendo as demandas da população, que podem ser desde informações, como também denúncias ou solicitações de serviços. As demandas poderão ser registradas pelo telefone ou pela internet.

O cidadão acessa o sistema via ligação, sendo direcionado para a Central de Relacionamento. No caso de um pedido de informação, a central de relacionamento trabalha com um banco de dados para fornecer as informações solicitadas, como endereços e contatos de escolas ou unidades de saúde. Quando a solicitação for uma demanda, como a troca de uma lâmpada, por exemplo, o pedido é registrado e encaminhado para a secretaria responsável. O solicitante recebe da Central de Relacionamento o retorno sobre a demanda, seja a execução do trabalho ou o detalhamento sobre diferentes necessidades para realização de determinado trabalho.