Correio dos Campos

Eleição para compor Conselhos Tutelares acontece neste domingo (6)

Estão participando 89 candidatos, todos com as qualificações mínimas para o exercício da função
4 de outubro de 2019 às 16:31
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Acontece neste final de semana, domingo (6), as eleições para os três Conselhos Tutelares de Ponta Grossa (Norte, Leste e Oeste). A votação ocorre na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), das 8h às 17h (confira os locais de votação clicando AQUI).

“Não vamos eleger políticos profissionais, mas pessoas de conduta pública e privada ilibada, de vida social sem manchas, que vão se dedicar, com estrita exclusividade, diuturnamente, na proteção de nossas crianças e adolescentes, com absoluta prioridade”, destaca a presidente da Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg) e secretária da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski.

Estão participando 89 candidatos, todos com as qualificações mínimas para o exercício da função. A lista para conferência dos participantes está à disposição da comunidade através do site do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), https://cmdca.pontagrossa.pr.gov.br/documentos/2019/noticias/103_1.pdf. “É importante essa participação e escolha, pois são frequentes as ameaças e violações dos direitos das crianças e adolescentes, em todos os lugares. Trata-se de um mundo subterrâneo que nos passa despercebido. Só para se ter uma ideia, entre muitos outros problemas, noticiamos estatísticas de atendimento dos nossos três Conselhos Tutelares”, comenta um dos conselheiros do CMDCA, Wilson Jeronymo Comel.

Só no primeiro semestre deste ano foram atendidas 204 ocorrências de violência física contra criança e adolescentes, 174 de dependência alcoólica, 356 de violência psicológica, 131 de violência sexual/pedofilia.

Segundo a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “Tendo entendido isto, essa escolha deve ser a expressão da comunidade ponta-grossense, como síntese de nosso bem-querer de nossas crianças e adolescentes”, explica Simone.

No dia da votação o eleitor deverá estar com um documento com foto e também com seu título de eleitor.