Correio dos Campos

Teatro Ópera recebe espetáculo ‘Diário de um Louco’ nesta sexta

Apresentação será nesta sexta-feira às 20h
2 de outubro de 2019 às 14:26
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – – Nesta sexta-feira, 04 de outubro, o auditório B do Cine-Teatro Ópera recebe o espetáculo ‘Diário de um Louco’, escrito por Nikolai Gogol. O monólogo, interpretado por Danilo Avelleda, de Curitiba, estreou em 1972 e contou com diversas remontagens, tendo sido apresentado mais de 100 vezes nas últimas cinco décadas. A apresentação será às 20h e o ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

A peça já recebeu o Troféu Galha Azul, maior premiação das artes cênicas no Paraná, além de já ter sido encenada em espanhol, numa tradução do próprio Avelleda. A montagem atual, dirigida por Octavio Camargo, ressalta o aspecto político do pensamento de Gogol expresso em um caso psiquiátrico do personagem fictício Poprishchin. A encenação mostra Poprishchin como alegoria da opressão do regime czarista de Nicolau I. ‘Diário de um Louco’ é um dos contos mais marcantes e populares de Nikolai Gogol, pai do naturalismo fantástico e um dos maiores escritores russos de todos os tempos. Nascido na Ucrânia, em 1809, Gogol teve uma produção abundante e ainda jovem, a partir de 1831, ganhou fama e reconhecimento popular.

Danilo Avelleda atua desde 1959 nas artes cênicas. Começou sua carreira artística no Teatro Guaíra e, desde então, já dirigiu e produziu mais de 60 espetáculos, se tornando um dos maiores nomes do teatro paranaense. O espetáculo tem iluminação de Beto Bruel, cenografia de Fernando Marés, direção de movimento de Katia Drumond e música de Glerm Soares. A classificação indicativa é de 16 anos. A apresentação tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.