Correio dos Campos

Educação oferece aulas para internos da cadeia pública

SME apoia processo de ressocialização de internos do Hildebrando de Souza por meio da Educação. 50 pessoas não possuem o diploma do 1º ciclo do Ensino Fundamental
2 de outubro de 2019 às 14:49
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento Penitenciário está levando a escola pública para dentro do Presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Nesta semana, internos estão recebendo aulas de produção e interpretação de textos para que possam obter o mais básico dos diplomas, do Ensino Fundamental 1. Eles farão a prova em 23 de outubro e contam com a preparação de professoras da Educação de Jovens e Adultos da SME.

Os números apontam a baixa escolaridade como fator comum entre o histórico dos internos. Segundo levantamento da unidade, entre 900 presos, pelo menos 50 deles não possuem o diploma referente ao 1º ciclo do Ensino Fundamental, período ofertado pelo Município para crianças até 10 anos. Outros 790 não possuem o Ensino Médio completo, que foi finalizado por somente 60 internos.

Um dos alunos, Alex, acredita que estudar vai proporcionar novas chances. “É uma oportunidade boa que estão abrindo para nós, para nossos estudos, para nosso bem. É um começo, que pode dar bom futuro para nós, abrir portas, cada vez mais, para podermos estudar. E, futuramente, a sociedade abrir as portas do emprego para nós, e assim sucessivamente”. Ele também acredita que o estudo ajuda no dia a dia, tornando-o mais leve. “Ajuda muito, traz um conforto para nós, saber que tem algo para ocupar a mente, um lugar para a gente poder desabafar, seja pela escrita ou na leitura”, conta ele.

Maurício Ferracini, diretor da cadeia pública, explica que o processo é de extrema relevância. “Pelas questões de estrutura e superpopulação carcerária, nem todos são atendidos. Mas hoje, através do apoio da SME, a ala velha da cadeia pública, com aproximadamente 500 presos, também está recebendo apoio educacional. Há de se recuperar esses presos, e o fator educacional é preponderante nisso”. Caso aprovados nesta etapa, os detentos poderão seguir com os estudos do Ensino Fundamental, que já é ofertado no ‘Hildebrando’.

“Com o apoio da SME, hoje estamos estendendo este alcance. A parte educacional é um braço extremamente forte do Departamento Penitenciário. Há que se ter disciplina, controle da unidade penal, todavia, há que se oportunizar ao presos a possibilidade de recuperação. E para isso nós precisamos que a Educação chegue até onde não estava chegando. E isso é o que estamos conseguindo hoje”, afirma Ferracini.

Para a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria Saveli, levar aulas até o presídio nada mais é do que “o resgate de uma dívida social do Estado”. “Em algum momento, enquanto crianças, o papel do Estado como promotor da Educação deixou a desejar para estas pessoas. Refazer este trabalho agora significa promover a justiça social”, acredita Esméria.