Correio dos Campos

Patrulha Maria da Penha resgata deficiente visual de cárcere privado

1 de outubro de 2019 às 17:53
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), através da Patrulha Maria da Penha, resgatou uma mulher em situação de cárcere privado na manhã de hoje (01) na região do bairro D.E.R. A vítima, deficiente visual, era mantida presa dentro de casa por seu marido e não possuía acesso ao banheiro, além de poder se alimentar somente durante a tarde.

Conforme relatório da SMCSP, a ação teve início quando um grupo de cidadãos denunciou a situação a um agente da GM que estava no Instituto João XXIII para a realização de um curso de formação dos guardas municipais. Recebida a denúncia, o guarda repassou as informações para a Central de Monitoramento, que enviou uma equipe da Patrulha Maria da Penha até o local.

Ao se aproximarem do espaço, os agentes verificaram a existência de um cadeado na porta, iniciando contato com a vítima através de frestas na parede. Posteriormente, a irmã do marido se aproximou do local e admitiu que ele insistia em mantê-la presa por razões de segurança. Um dos filhos da vítima que esteve na casa revelou que era impedido de ver sua mãe durante a tarde.

Após a abertura do cadeado pela irmã do homem, a equipe da Patrulha Maria da Penha a encaminhou junto com os outros envolvidos até a Delegacia da Mulher para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Sobre o ocorrido, o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, destaca o desempenho dos agentes, que procederam de maneira eficaz em uma situação de alto grau de complexidade. “Em uma situação como essa, uma atuação rápida e eficaz é essencial para conseguirmos resgatar a vítima. Essa ocasião é prova de que os agentes da Guarda Municipal e especialmente a equipe da Patrulha Maria da Penha estão bem preparados para lidar com situações complexas e sensíveis de forma exemplar”.

Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Liliane Chociai, a agilidade e a integração demonstrada entre as equipes e a comunidade é essencial para o atendimento das vítimas de violência doméstica. “Um dos nossos agentes recebeu a denúncia pessoalmente e nós conseguimos agir com muita rapidez no resgate dessa vítima. Isso simboliza que a população já reconhece nossa atuação na área da segurança da mulher e que as nossas equipes estão devidamente integradas para realizar os procedimentos e prestar socorro às vítimas de violência da forma mais rápida e precisa possível “, conclui Liliane.