Correio dos Campos

Educação divulga normativa para a Chamada Escolar 2020

Cadastros para novos alunos já podem ser realizados pelas famílias dos alunos até 10 anos de idade. Censo Escolar segue aberto até 31 de outubro. Corte etário passa a valer
1 de outubro de 2019 às 16:03
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação lançou neste dia 1º de outubro a Chamada Escolar, tendo em vista o cadastramento de novos alunos para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental no ano de 2020. As famílias e responsáveis pelas crianças até 10 anos que não estão matriculadas ou vão trocar de escola devem procurar a Escola Municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil mais próxima da residência. A partir de 04 anos, a escolaridade é obrigatória. O cadastramento segue até 31 de outubro.

Atualmente, a Rede Pública de Educação de Ponta Grossa atende 31,5 mil crianças até 10 anos, em 85 escolas e 65 CMEIs. Para as crianças que já estão matriculadas, a rematrícula será automática, com uma exceção: os alunos que irão trocar de unidade escolar (por exemplo, irão passar do Infantil 5 para o 1º ano do Ensino Fundamental em outra escola) precisam se cadastrar na unidade nova pretendida.

Corte Etário

A partir deste ano, a Secretaria Municipal de Educação oficializa o corte etário de 31 de março, que passou a ser realizado em todo o país. Desta forma, a criança precisa ter completado a idade até esta data para poder ingressar na série correspondente. Essa regra vale somente para os alunos novos. Para os que já estão matriculados, a sequência segue normal para a série seguinte (veja tabela).

“O que diferencia esta chamada escolar daquelas dos anos anteriores é a consolidação do corte etário. Todas as crianças que já estão no sistema, seja no Infantil ou no Fundamental, continuam seu curso escolar normalmente, sem nenhuma data de corte. Já para aquelas que estão ingressando neste ano, para qualquer série, vale a data de 31 de março”, explica a secretária de Educação, professora Esméria Saveli. O corte segue uma orientação colocada em prática nacionalmente em escolas públicas e particulares.

Conforme a secretária, a partir da realização do Censo Escolar, a SME tem condições para definir as vagas disponíveis e direcionar o atendimento. “A chamada escolar é o momento em que a SME toma conhecimento da demanda que será atendida, daquela que está fora da escola hoje e que vai entrar no ano seguinte. Então ela serve para o planejamento do ano seguinte”, resume a professora Esméria.

 

Documentos para o Cadastro Escolar

-Certidão de Nascimento da criança (original e cópia)

-Carteira de Vacinação atualizada (levar no momento da matrícula)

-Comprovante de residência (Talão da Copel, original e cópia)

-Documentos dos responsáveis (Identidade e CPF, original e cópia)

-Cartão SUS da Criança

-Comprovante de rendimento (holerite, contrato de trabalho, carteira assinada – somente para crianças até o Infantil III).

 

Datas:

1º a 31 de outubro: Cadastro de alunos novos até 10 anos em toda a rede.

04 a 08 de novembro: Rematrícula dos alunos atuais.

25 a 29 de novembro: Matrícula dos alunos novos