Correio dos Campos

SME realiza parceria para levar aulas ao Hildebrando de Souza

Internos da Cadeia pública em Ponta Grossa vão receber aulas de produção textual para terem acesso ao diploma da primeira fase do Ensino Fundamental
27 de setembro de 2019 às 15:36
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Em busca de apoiar a qualificação educacional de detentos no sistema prisional em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação, o Escritório Social e a direção do Presídio Hildebrando de Souza realizam, em outubro, ações para que diversos internos possam ter acesso ao seu primeiro diploma. Uma turma de 25 pessoas terá aulas preparatórias para realizar a prova da primeira fase do Ensino Fundamental, oferecida pelo Município.

O trabalho foi definido em encontro entre o diretor do Presídio Hildebrando de Souza, Maurício Ferracini, a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, além de Everton Rodrigo dos Santos, coordenador do Escritório Social, ligado ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, e Perla Envyi, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SME.

Trata-se da continuação de um projeto já em andamento em parceria entre a SME e os órgãos prisionais: ‘A Escolarização como processo de conscientização e transformação dos sujeitos’. O intuito é contribuir para que se reverta o quadro de exclusão ainda presente no sistema prisional. Com ele, a SME busca garantir o acesso dos jovens, adultos e idosos que fazem parte do sistema prisional do município para que retornem ou possam dar continuidade à sua escolarização, como direito fundamental previsto no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.

Metodologia

O projeto que será desenvolvido em outubro se chama ‘Oficina da Palavra’ e será um intensivo de três dias de aulas sobre produção textual, com textos literários, poéticos e jornalísticos, tendo em vista a preparação para a prova. O trabalho será de 02 a 04 de outubro. A prova será no dia 23 de outubro.

“Nosso objetivo é oferecer a eles argumentos para serem trabalhados na produção textual. Será um trabalho preparatório envolvendo leitura e escrita. Levaremos uma diversidade de textos, para estimular a leitura e a produção, demonstrando os elementos necessários para a confecção de textos, sua estrutura, a partir do que estamos levando”, conta Perla. Entre os autores a serem trabalhados estão Clarice Lispector, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, além de textos jornalísticos.