Correio dos Campos

Sessão pública decidirá tombamento de cinco imóveis históricos na próxima segunda

27 de setembro de 2019 às 13:39

IMPRENSA/Ponta Grossa – Para um imóvel ser declarado como patrimônio histórico e cultural em Ponta Grossa, a decisão passa por várias etapas, culminando, por último, numa Sessão Pública de Tombamento. Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, cinco importantes imóveis da cidade poderão ser tombados, em uma sessão que acontece às 19h, no Cine-Teatro Ópera, com participação aberta a qualquer interessado. A reunião terá a presença dos conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e dos proprietários dos imóveis, e será transmitida ao vivo pela página no Facebook da Prefeitura de Ponta Grossa.

“É um importante momento para a história de Ponta Grossa, pois serão definidos novos rumos da preservação da paisagem urbana, a história viva da cidade”, afirma Fernando Durante, presidente da Fundação Municipal de Cultura e do COMPAC. Cada processo possui um conselheiro relator, que no dia da sessão apresentará o histórico do imóvel e a motivação para o tombamento, sugerindo ainda o grau de proteção (podendo ser apenas a fachada, a construção como um todo e até mesmo seu entorno). Na sequência, o presidente do Conselho declara aberto o contraditório, momento em que o proprietário – ou seu procurador – faz uso da palavra por dez minutos e apresenta as próprias considerações. Após as considerações é aberta a votação que define se haverá o tombamento do imóvel. São necessários no mínimo 15 votos favoráveis, de um total de 21.

O diretor do Departamento de Patrimônio Cultural, Alberto Portugal, lembra que o processo de tombamento é fundamental para a proteção da história da cidade. “Através deste instrumento de proteção é possível garantir que construções icônicas da cidade permaneçam compondo a paisagem urbana, continuem contando a história do povo e da cidade de Ponta Grossa”, completa.

Estarão em votação, pela primeira vez, dois imóveis de arquitetura modernista, sendo um de autoria do renomado arquiteto Vilanova Artigas e outro de Miguel Juliano, ambos expoentes de um dos movimentos mais importantes da arquitetura nacional. Também serão votados os imóveis que abrigam o banco Bradesco (o ‘castelinho’ da esquina das ruas Cel. Dulcídio com Tiradentes), a Eletrônica Parcz (Rua Ermelino de Leão) e a Casa Biassio (esquina das ruas Pe. João Lux com Sete de Setembro), onde hoje funciona o Salão D’Vitta. A última sessão, realizada no ano de 2016, decidiu sobre o tombamento de sete imóveis, sendo quatro aprovados.