Correio dos Campos

Revitalização da Av. General Carlos Cavalcanti avança e chega a quase 60% da execução da obra

Empreitada de mobilidade urbana é orçada em R$ 7,9 milhões e está dentro do cronograma
26 de setembro de 2019 às 14:19
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – As obras da principal via de ligação do bairro de Uvaranas com o Centro de Ponta Grossa, a Avenida General Carlos Cavalcanti, seguem com o ritmo dentro do previsto. Os serviços de revitalização – que iniciaram em 2018 – estão 56% concluídos. O valor da empreitada está orçado em R$ 7,9 milhões.

Equipes atuam na recuperação do asfalto da rua José Carlos Rodrigues. Ela se estende até rua Leopoldo Froes. A primeira etapa da revitalização da avenida foi entregue em 2018 e englobou o trecho entre as ruas Siqueira Campos e Emiliano Perneta.

A obra está dentro do cronograma. A previsão de entrega está para janeiro de 2020, dependendo das condições climáticas. A intenção é melhorar a mobilidade dos moradores da região que utilizam a via para acessar ao Centro de Ponta Grossa por ser a principal via de ligação.

O projeto prevê restauração reforço da base e sub-base – camadas inferiores ao asfalto, que dão sustentação –, revestimento asfáltico com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), meio-fio, drenos e bocas de lobo para escoamento da água da chuva e sinalização horizontal e vertical.

Ao fim, a Avenida General Carlos Cavalcanti contará com quatro pistas, sendo três no sentido Centro-Uvaranas. A outra será de serviços, na direção inversa, com previsão de ser usada predominantemente pelo transporte coletivo, viaturas policiais e ambulâncias, e por moradores que eventualmente precisarem entrar em garagens no referido lado da rua.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, a revitalização e as mudanças atendem uma reivindicação antiga dos moradores da região, que atualmente enfrentam problemas de congestionamentos na Avenida General Carlos Cavalcanti em horários de grande movimentação.

Até janeiro de 2020, obra pretende ter atendido os seguintes trechos: Carlos Cavalcanti (entre as Ruas Emiliano Perneta e Leopoldo Froes), Rua João Ribeiro (entre as ruas Siqueira Campos e José Carlos Rodrigues), Rua Luiz Guimarães (entre a Av. Carlos Cavalcanti e Rua João Ribeiro), Rua José Carlos Rodrigues (entre Av. Carlos Cavalcanti e Rua João Ribeiro) e Rua Leopoldo Froes (entre a Av. Carlos Cavalcanti e o arroio).