Correio dos Campos

Show Tecnológico de Inverno da Fundação ABC acontece hoje em Ponta Grossa

Evento tem seis campos experimentais que tratam sobre trigo, cevada e aveia; doutor da Universidade Federal de Santa Maria realiza apresentação sobre micotoxina
25 de setembro de 2019 às 17:13
Show Tecnológico teve seis estações de campo nesta edição. (Divulgação/Comunicação Frísia)

COM ASSESSORIAS – Com mais de 100 mil hectares plantados pelos cooperados Frísia, Castrolanda e Capal, o trigo é o protagonista do 3º Show Tecnológico de Inverno, realizado hoje (25/9) pela Fundação ABC no Campo Demonstrativo e Experimental, em Ponta Grossa (PR). A expectativa é reunir 300 pessoas para o evento, que tem o patrocínio da Sementes Batavo.

A edição deste ano do Show Tecnológico tem seis estações de campo, que tratam sobre “Solos e Nutrição de Plantas”, “Entemologia”, “Fitopatologia”, “Fitotecnia”, “Forragens & Grãos” e “Herbologia”.

Além de trigo, que conta com quatro estações, há uma para aveia e outra para cevada, esta presente nos Campos Gerais em cerca de oito mil hectares dos cooperados.

A palestra de abertura, sobre “Micotoxinas na cadeia do trigo”, foi ministrada pelo doutor Carlos Augusto Mallmann, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

“Todos os grãos das culturas de inverno carregam um fungo, que não faz mal aos seres humanos ou animais que ingerem. Mas se esse fungo for estressado, ele libera uma toxina que pode, sim, causar problemas” explica o gerente técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação ABC, Luiz Henrique Penckowski, lembrando que o evento também é para conhecer sobre o controle da micotoxina e como mapeá-la, por exemplo.

No evento também serão tratados temas como o manejo dos grãos, novas variedades do trigo, entre outros aspectos da cadeia.