Correio dos Campos

38ª Semana Literária do SESC promove palestra de livro sobre memórias da imigração

23 de setembro de 2019 às 14:17
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O SESC realiza no dia 25 deste mês uma palestra sobre o livro “Vindas: Memórias da Imigração”, ministrada por um dos autores, Diego Antonelli. O evento será no SESC Ponta Grossa e tem início às 19h30. A palestra faz parte da programação da 38ª Semana Literária, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro. O livro discutido relata a importância dos imigrantes na região dos Campos Gerais.

A palestra tem como objetivo relacionar o passado e o presente histórico das imigrações, que se faz presente novamente no cenário atual da sociedade. A obra explora a pluralidade de 30 etnias, abordando as riquezas trazidas por cada uma de maneira singular. As contribuições dos imigrantes nas áreas religiosa, arquitetônica, cientifica e artística, são fatores essenciais para a formação e consolidação da cultura paranaense.

No livro, os autores buscaram humanizar os processos, as dificuldades e os desafios enfrentados durante a imigração. Para o palestrante e também autor do livro, Diego Antonelli, a imigração sempre fez parte da história da civilização e as causas das atuais imigrações são semelhantes às dos séculos XIX e XX. Antonelli acredita que “se os imigrantes que vieram para cá no século passado e retrasado deixaram tamanho legado nas mais diversas áreas, não há dúvida de que com o tempo esses “novos” imigrantes também deixarão seu legado e sua contribuição para o desenvolvimento do estado”.

A obra é uma parceria de quatro autores, Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Alan Fernando de Almeida, Samara Machado, e Diego Antonelli. O livro foi distribuído para escolas públicas municipais e colégios estaduais de Ponta Grossa e região, assim como para a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei. Exemplares do livro estarão à venda durante a palestra.

No site do SESC Paraná (www.sescpr.com.br) é possível conferir a programação completa da 38ª Semana Literária e também os dias e horários de mediação da exposição promovida pelo blog Pássaro Liberto