Correio dos Campos

Clube da Robótica comemora resultados

16 de setembro de 2019 às 18:16
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Cooperação, espírito de equipe, estratégia e muita perseverança. Essas são algumas das lições que os makers aprenderam, ou otimizaram, ao participar do maior torneio de robótica da América Latina. O Clube da Robótica de Ponta Grossa levou quatro integrantes para competir na 15ª edição do Winter Challenge, organizado pela Robocore entre os dias 12 e 15 de setembro em Concórdia (SC). E, apesar de terem competido com ‘gigantes’, saíram de lá com boa classificação. “Nós nunca tínhamos participado de torneios deste nível”, contou o empresário, professor e maker do Clube, Evandro Kafka, lembrando que as participações dos ponta-grossenses tinham se limitado às fases regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Bernardo Rosas e Matheus Gorte participaram do torneio na categoria Follow Line Junior. Entre as 16 equipes participantes, eles ficaram com o 8º lugar. O robô ‘Mundo Lúdico’ percorreu o percurso sugerido em 19 segundos. “Nós nos consideramos vencedores, pois estávamos concorrendo com meninos mais experientes, alguns, inclusive, que cursam ensino técnico”, destaca o professor, lembrando que seus alunos eram os mais novos da categoria na competição. Além disso, Bernardo e Matheus montaram seu robô na plataforma arduíno. “Os mais novos costumam competir com o lego”, explica. O robô que ficou com o primeiro lugar da categoria foi o ‘Light’ que percorreu o trajeto em cinco segundos.
Já os outros dois integrantes da equipe ‘Clube da Robótica’, Evandro e Maurício Gorte, foram concorrer na categoria Mini Sumô Pró. Entre as 46 equipes inscritas, eles ficaram entre os 15 melhores com o robô ‘10Integrado’. “Vencemos batalha contra o robô da UTFPR de Ponta Grossa”, exultou Maurício, lembrando que o restante da competição ficou para trás porque o 10Integrado foi “avariado” em outra batalha. “Um dos motores de nosso robô quebrou”, justificou.

Após a primeira experiência em torneios, as equipes do Clube da Robótica já vislumbram outras competições nacionais. Os pequenos Bernardo e Matheus já traçaram, inclusive, novas estratégias para melhorar a sua colocação. “Vamos colocar um motor mais potente”, explicou Bernardo.