Correio dos Campos

Congresso e Feira do Livro iniciam atividades durante o fim de semana

Feira do Livro 2019 será aberta oficialmente a partir das 15 horas de sábado, no Parque Ambiental. Congresso tem atividades já no domingo, com relatos de experiências pedagógicas em escola e Teatro no Parque Ambiental
6 de setembro de 2019 às 18:42
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – As atividades da Feira do Livro 2019 serão iniciadas neste fim de semana, no Parque Ambiental, com abertura da Feira e diversos espetáculos teatrais e de contações de histórias. O VII Congresso de Educação também terá suas atividades iniciadas. No domingo, professores da Rede Municipal participam dos Relatos de Experiências Pedagógicas, na Escola Municipal Djalma de Almeida César, a partir das 8 horas.

Todo o evento deve registrar a participação de 18 mil pessoas em palestras, cursos, oficinas e outras atividades. Com a circulação na Feira do Livro, o público deve ultrapassar 50 mil pessoas. A programação do Congresso e inscrições estão disponíveis em sme.pontagrossa.pr.gov.br

A programação do Parque Ambiental está repleta de atividades culturais. A abertura da Feira será às 15 horas, no palco central do evento. Em seguida serão abertas as portas dos estandes, localizados na Estação Arte. A feira reúne sete representantes de editoras, com foco nas literaturas infantil e infanto-juvenil.

O VII Congresso de Educação e a Feira do Livro 2018 trazem para acadêmicos, educadores e comunidade escolar inúmeras atividades, que constituem uma importante etapa da formação permanente dos profissionais da Educação e também uma grande oportunidade para que toda a cidade entre em contato com tudo o que é desenvolvido na Educação Infantil e no Ensino Fundamental pelo município: suas atividades pedagógicas, seu currículo, seu jeito de ser e de ensinar. Serão mais de 300 atividades, incluindo palestras, mesas de debates, oficinas, peças teatrais, contações de histórias, entre outras.

FIM DE SEMANA

O Andarilho da Utopia:

Teatro traz a força da obra de Paulo Freire

Apresentação no Domingo, dia 08, no Parque Ambiental, traz emocionante encenação da vida e da obra de Paulo Freire. Atração é gratuita para toda a população.

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, ofendendo a vida, destruindo sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda”. Este foi um dos últimos escritos de Paulo Freire antes de falecer, em 02 de maio de 1997. Assustadoramente atual, quando lutar pela dignidade humana é fundamental. Isso é Paulo Freire mais vivo do que nunca! O espetáculo será apresentado no palco central do Parque Ambiental, no dia 08 (domingo), às 16 horas.

Foi a partir do legado que Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros, que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia”. Após passagens pelo Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, o espetáculo, que já foi assistido por quase 20.000 pessoas chega ao VII Congresso de Educação de Ponta Grossa.

A peça derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. Em todas as sessões, logo após a peça, acontece um círculo de conversa com o diretor e o ator do espetáculo, uma troca de ideias e ideais sobre o mestre patrono da educação brasileira.

SERVIÇO

TEATRO

PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA

Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas

LOCAL: PARQUE AMBIENTAL

QUANDO: DIA 08 (DOMINGO), ÀS 16H

ENTRADA ABERTA

CENA LOCAL

‘CECI’ apresenta ‘Qual é o fim da história?’

O Centro de Estudos Cênicos (CECI), de Ponta Grossa, apresenta no VII Congresso de Educação a peça infantil “Qual é o fim da história?”, dirigida por Kaio Gomes Bergamin. A trama conta com um grupo de alunos que se depara com os livros quase em branco, porque a maioria das pessoas não os leem. Para salvar os contos de fadas, eles recriam os finais das histórias impedindo que elas fiquem em branco.

A pergunta que central que norteia a peça é “Como seria viver em um mundo onde não existem livros?”. A obra ajuda o público a refletir sobre o papel dos livros na sociedade. Para a atriz e fundadora do CECI, Heloísa Freshe Pereira, a educação e a arte estão interligadas. “A arte e a educação têm a mesma linguagem que potencializa a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio, o ouvir, o conhecimento da leitura e, ainda mais, como o que estou vendo ou lendo pode ajudar a transformar minha vida?”, observa a idealizadora do CECI.

TEATRO

Qual é o fim da história?’

Centro de Estudos Cênicos

Local: Parque Ambiental

Quando: Dia 07 (sábado) às 15h

Abertura da Feira do Livro (LIVRE)