Correio dos Campos

Alunos trocam materiais recicláveis por alimentos e doam para instituto educacional

Ao todo foram recolhidos 1.500 quilos de reutilizáveis que foram trocados por 385 quilos de hortifrútis
6 de setembro de 2019 às 17:42
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (06), os alunos da Escola Municipal Engenheiro Cyro Martins, do bairro Chapada, participaram de uma ação social em parceria com o projeto Feira Verde, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). Durante a ação os estudantes foram sensibilizados sobre a importância da destinação correta dos materiais, realizaram a troca por hortifrútis e doaram os alimentos para um instituto educacional.

De acordo com a assessora de projetos da SMAPA, Gianna Banat, pela manhã foram realizadas atividades de sensibilização com os alunos, ação que acontece em todas as escolas que o Feira Verde vai, com o objetivo de reforçar que o material reciclável não é lixo, mas, sim, uma moeda de troca que pode ser revertido em alimentos, passagem de ônibus e transformado em renda para as famílias que realizam a destinação correta dos materiais recolhidos. Depois da sensibilização, os alunos realizaram a troca dos recicláveis com a equipe do Feira Verde.

A ação, que mobilizou todos os estudantes da Escola Cyro Martins, arrecadou mais de 1.500 quilos de materiais recicláveis, trocados por 385 quilos de hortifrútis. Todo alimentado arrecadado foi doado, no período da tarde, para o Instituto Educacional Duque de Caxias – Aldeia Espírita da Criança Dr. David Federmann, serviço de convivência e fortalecimento que atende 80 crianças e adolescente de cinco a 17 anos.

A doação foi realizada pelos super-heróis e heroínas do 5º ano, com a professora de artes Ana Caroline Haili, acompanhados da diretora, da pedagoga e da equipe de trabalho. De acordo com a professora, a escolha da temática dos heróis surgiu dos próprios alunos. “Eu perguntei o que eles gostariam de fazer para mudar o mundo e um dos alunos respondeu que seria um super-herói que iria proteger o bairro não jogando lixo no chão”, explica. A partir da ideia, a professora e os estudantes prepararam todo o projeto, escolheram a instituição, produziram o cenário e uma apresentação artística, encenada para os alunos da Aldeia Espírita da Criança. O objetivo foi proporcionar além da doação, um momento de interação entre os estudantes.

“Nós professores temos que ouvir nossos estudantes. O projeto surgiu da ideia de um deles e que contribuiu para a sustentabilidade, formação social e pessoal de todos”, finaliza a professora Ana.