Correio dos Campos

Cdepg forma as primeiras Câmara Técnicas Permanentes

Reunião elege coordenadores para início dos trabalhos por segmentos específicos
4 de setembro de 2019 às 14:51
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta terça-feira (3), no Sebrae, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa, (CDEPG) realizou uma reunião para a formação de três Câmaras Técnicas Permanentes, a de Tecnologia e Inovação, a da Cadeia de Agronegócios e da Indústria e Comercio Exterior. No encontro foram definidos os coordenadores, foram sugeridos temas e agendadas os primeiros encontros específicos.

A reunião foi realizada pela Mesa Diretora do Cdepg, que explicou de acordo com a Lei Municipal 13.183 e o Regimento Interno, o funcionamento não apenas do Conselho, mas especificamente a função das Câmaras Técnicas. A vice-presidente Priscilla Garbelini Jaronski salientou que o objetivo das câmaras é municiar o plenário com os estudos que forem solicitados, ou mesmo os sugeridos pelas próprias Câmaras. Além disso, salientou que a composição visa ser a mais completa possível visando a pluralidade de ideias e conhecimentos técnicos. “Com o compartilhamento de expertises dos representantes das entidades, busca-se chegar sempre ao consenso de maneira democrática, mas sempre apartidária”, frisa Priscilla.

Para a Câmara Técnicas Permanente de Tecnologia e Inovação, foi eleita como coordenadora Tônia Mansani de Mira, da Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Qualificação Pessoal (SMICQP), para vice Edson Aparecido Silva, da Unopar e como secretária Tatiana Rosalena de Oliveira Stremel, da Uncesumar. Na Câmara Técnica da Cadeia de Agronegócios, como coordenador foi eleito Rulian Bernardi Berger, da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), como vice Tiago Daniel Avila, da Cooperativa Frísia e como secretário Gustavo Ribas Netto, do Sindicato Rural Patronal de Ponta Grossa. Já na Câmara de Industria e Comércio Exterior foram eleitos como coordenador Marcos Gueibel, representante da Associação Comercial, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (ACIPG), como vice Fernando Del Monaco Durante da Casa da Industria (Fiep) e como secretário Ademir Fornazari Junior, também da Casa da Industria.

O secretário do Cdepg, Leonardo Puppi Bernardi, comentou que de acordo com o Regimento, as Câmaras Técnicas, ao serem constituídas, deverão elaborar preliminarmente o seu plano estratégico, de forma a alinhar suas ações à visão de futuro de Ponta Grossa embasadas preliminarmente ao Plano de Atração de Investimentos de Ponta Grossa – PMAI e demais estudos complementares que se fizerem necessários. “A somatória dos esforços das câmaras servirá para repensemos a cidade. A intenção é alinharmos todas estas cordas no mesmo sentido e para conseguirmos puxar para o mesmo lado”, comenta Bernardi.

O presidente do Cdepg, Wilson de Oliveira, enfatiza que o Conselho é um instrumento moderno de participação da sociedade e citou os avanços no município de Maringá com uma iniciativa nos mesmos moldes, que é referência nacional. “Utilizaremos da metodologia do Sebrae para elaborar um planejamento para as Câmaras Técnicas, que subsidiara não apenas um plano de trabalho para o Conselho, mas para junto com a Prefeitura, encontrarmos soluções para problemas atuais e nos precaver de situações que estão por vir. Priorizando um desenvolvimento ordenado e planejado do município”, finaliza Oliveira.