Correio dos Campos

Estudante de Ponta Grossa (PR) participa de Bienal Internacional do Livro

A jovem Alexia Liz lançou seu primeiro livro ano passado
3 de setembro de 2019 às 11:24
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na próxima sexta-feira (06), a pontagrossense Alexia Liz, de 17 anos, participa de uma sessão de autógrafos na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que ocorre entre 30 de agosto e 08 de setembro no centro de exposições do Riocentro. Estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sepam, a jovem lançou seu primeiro livro “Pynian – O Começo do Fim” em novembro de 2018 pela editora Chiado Books, que publicou e distribuiu a obra nas principais livrarias do Brasil e de Portugal. A sessão está marcada para as 16 horas.

Para o pai de Alexia, Sergio Stevan Junior, ter uma filha escritora é motivo de orgulho. “Por mais que eu já tenha escrito livros na área técnica ter uma filha escritora, nesta idade, e convidada para uma exposição como a Bienal é motivo de orgulho para toda a família”, diz.

Yuri Sócrates, professor da estudante e coordenador do terceirão do colégio, considera um grande feito a atitude da jovem. “Acho de uma coragem e ousadia admiráveis que em um país sem hábito de leitura, uma adolescente escreva um livro e participe da Bienal”, coloca. No Brasil não é comum que jovens publiquem livros. De acordo com uma pesquisa do portal Nexo, os principais autores brasileiros publicaram suas obras, em média, aos 29 anos.

A obra de 430 páginas é baseada em uma aventura romântica entre mundos paralelos; conta a história de Allyss, que junto com outras personagens tenta impedir uma guerra entre o reino dos céus e o submundo.
A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país. Estima-se que 600 mil pessoas e mais de 300 autores internacionais e nacionais passem pelo evento.