Correio dos Campos

ACIPG recebe secretário de Turismo em reunião

Edgar Hampf veio a convite falar sobre o Centro de Eventos de Ponta Grossa
28 de agosto de 2019 às 16:13
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu na reunião da Diretoria nesta semana, o secretário municipal de Turismo, Edgar Hampf, que veio a convite da instituição para falar sobre o Centro de Eventos de Ponta Grossa. A intenção foi entender os motivos que levaram o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) a enviar para apreciação da Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar um Polo Tecnológico na área onde funciona o atual Centro de Eventos da cidade.

O secretário comenta que não poderia falar sobre o projeto que tramita na Câmara, pois a proposição foi elaborada pela Secretaria Municipal Administração e Recursos Humanos. No entanto, em relação ao Centro de Eventos, que é responsabilidade da Secretaria de Turismo, ele alega que foi estudada a concessão do espaço para a iniciativa privada, mantendo as características para eventos, mas que esta não prosperou. “Foi feito um levantamento de possíveis empresas interessadas, mas não teve receptividade”, disse.

Hampf relata que o Centro de Evento custa em média R$ 98 mil ano em folha de pagamento dos servidores que trabalham no local. Porém, água e energia elétrica, ele explica que é de responsabilidade da Secretaria de Administração. Por isso, o Turismo não tem o controle, afirmou ser plausível que o custo seja superior a R$ 1 milhão ao ano. Em virtude disso, o secretário se demonstrou favorável a concessão. “O Centro de Eventos é importante, mas não é indispensável para o município”, ressalta que contou que foi realizado um estudo avançado para ser polo tecnológico, mas que não tem um estudo para ser uma concessão no setor de eventos.

O secretário alega que não há demandas para eventos com uma quantidade expressiva de pessoas e que o Centro de Eventos é grande demais e não acontece mais eventos deste tamanho e que um dos problemas é o fato do espaço não ser modulável. Hampf comentou que foram raríssimos os shows externos nos últimos anos. “O Imposto sobre Serviços (ISS) do turismo em Ponta Grossa subiu 60% no último ano e deste, sete meses não funcionou o Centro de Eventos”, afirmou.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, juntamente com os demais diretores é imprescindível realizar a concessão do Centro de Eventos para a iniciativa privada, mas de uma forma que isso seja feita, restrita ao setor de eventos. “Um município do porte de Ponta Grossa tem que ter condições de realizar grandes eventos para o fomento do município, através do comércio e do turismo. Vemos diversas outras cidades, muito menores, que contam com espaços adequados para esta finalidade e não podemos perder isso”, finaliza Fonseca