Correio dos Campos

Executivo estabelece ações para crianças e adolescentes através de Plano Decenal

O documento prevê iniciativas intersetoriais, sendo que as responsabilidades e os compromissos são de todos os envolvidos com o trabalho de proteção e garantia de direitos deste público
26 de agosto de 2019 às 15:44
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta segunda-feira (26) o prefeito Marcelo Rangel recebeu, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2026. O Plano foi aprovado por resolução do CMDCA em 2016 e homologado por decreto em 2018. O documento traz diretrizes com metas e ações para dez anos.

“Um trabalho feito por muitas mãos e muito técnicos que trabalham no dia a dia e sabem a realidade enfrentada pelas crianças e adolescentes da cidade. Nos anos de 2016 e 2017 os órgãos envolvidos com as políticas públicas sociais deste público fizeram parte de um comitê que elaborou e revisou todo este documento”, destaca Rangel.

O Plano Decenal implementado a partir de janeiro de 2017 prevê ações intersetoriais, ou seja, responsabilidades e compromissos com todos os envolvidos com o trabalho de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes (0 a 17 anos) ponta-grossenses. Este documento, assim como outros planos de longo prazo, necessita de monitoramento e revisões periodicamente. Ele recebe as análises e estudos a cada dois anos. “Nós nos empenhamos e deixamos nossos esforços nestas metas. Este trabalho foi e continuará sendo nossa prioridade, sendo um dever manter ele ativo, sendo seguido. Os avanços são visíveis, mas ainda há o que evoluir e crescer”, comenta a presidente do CMDCA, Camila Sviech.

A revisão realizada pelos agentes públicos e representantes dos demais órgãos da rede de proteção à criança e adolescente corrigiu lacunas iniciais, redefiniu objetivos, prazo e ações que
tornaram o Plano mais operacional, de fácil controle e avaliação. Com a revisão é possível
visualizar de forma resumida o que se quer e como se fará o caminho.

“Nós trabalhamos com dados, estudos, análises e discussões da nossa realidade, da realidade de Ponta Grossa. Para cada problema encontrado, nós discorremos uma solução, um plano, uma meta a ser cumprida. Fazendo desta maneira o plano deixa de ser uma política desta gestão e passa a ser uma política pública, não havendo a descontinuidade das ações. O plano precisa ser sempre relido, revisto, pois os cenários sociais, políticos e econômicos mudam constantemente”, explica a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Para a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Drª Noeli Reback o Plano é especial, pois trata a criança e o adolescente com prioridade. “Não existe assunto mais importante que as crianças e os adolescentes, pois são nosso futuro. Não é uma área fácil de se trabalhar, descobrimos diariamente que as demandas são novas, são constantes, todos os dias temos desafios e estamos aprendendo. O Plano é especial, se é uma área que muda todos os dias, olhar para criança com prioridade é ser prevenindo, é uma questão de inteligência. Esta gestão municipal traz e trabalha esta visão e tem feito sua parte através de iniciativas e de parcerias”, finaliza a juíza.