Correio dos Campos

Audiência pública discute ações para o Parque de Vila Velha

Entre os temas discutidos durante a audiência, figuraram a análise técnica e jurídica da concessão, assim como os indicadores as possibilidades que serão geradas para o município com a efetivação do procedimento. Também foi apresentado um modelo preliminar para a realização de um evento de balonismo no Parque. Desenvolvido pela SeTur e pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Sustentável e Turismo
15 de agosto de 2019 às 18:06
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A concessão do Parque de Vila Velha foi tema de uma audiência pública realizada na tarde de hoje (15) no município. O evento contou com a presença do Prefeito Marcelo Rangel, da vice-prefeita Elizabeth Schmidt e do secretário de Turismo (Setur), Edgar Hampf, do secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e do líder do governo na Assembleia Estadual, Deputado Hussein Bakri. Também estiverem presentes o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, a deputada estadual Mabel Canto e o presidente Agência Paraná Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, além de diversos representantes do trade turístico.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel, destacou a importância da concessão do Parque de Vila Velha para o crescimento da cidade e a exploração sustentável da área. “O Parque de Vila Velha é a nossa maior joia e, com a concessão, vai ficar ainda maior, Nós não queremos afetar, de forma alguma, o Parque de maneira negativa, mas, sim, valorizar. Com a concessão, nós teremos uma nova Ponta Grossa porque o turismo tem a capacidade de mudar completamente uma cidade e nesse caso, definitivamente será para melhor, promovendo mais empregos, fomentando a economia e, o melhor, protegendo o meio ambiente e as nossas belezas naturais ”, frisa Rangel.

Para o secretário Edgar Hampf, a perspectiva é de que a mudança consolide as bases para uma revolução na área do turismo da cidade. “Nosso entendimento é que a concessão do Parque abre uma enorme janela de possibilidades para a área do turismo em Ponta Grossa. Nós temos trabalhado de forma muito intensa para promover e consolidar Ponta Grossa como uma cidade de experiências turísticas únicas e com a concessão poderão ser criados novos produtos turísticos, tais como caminhadas, mergulhos, arvorismo e tantas outras atrações. Uma delas, inclusive, é o balonismo, modalidade já autorizada pelo governador Ratinho Júnior e que, uma vez disponibilizada, deve alçar Ponta Grossa a uma nova categoria entre os grandes locais turísticos não só do Paraná, mas do Brasil”, destaca Hampf.

Segundo a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, a expectativa para o Município é de que a concessão do Parque Vila também impacte positivamente na geração de emprego e renda da cadeia turística e, por conseguinte, de toda a cidade e região.

“Ponta Grossa possui inúmeros cartões-postais que agregam valor para os turistas, que podem vir até a nossa cidade e usufruir mais dias na região, visitando outras cidades do entorno. Nós temos mão de obra qualificada para absorver essa demanda, pois, através de um grande trabalho de qualificação profissional desempenhado nos últimos anos, houve grande amadurecimento em relação ao receptivo de turistas na nossa cidade . Acredito que essa transformação pode render ainda mais frutos, fortalecendo toda uma cadeia produtiva ligada ao turismo e gerando mais emprego e renda”, finaliza. Schmidt.

Entre os temas discutidos durante a audiência, figuraram a análise técnica e jurídica da concessão, assim como os indicadores as possibilidades que serão geradas para o município com a efetivação do procedimento. Também foi apresentado um modelo preliminar para a realização de um evento de balonismo no Parque. Desenvolvido pela SeTur e pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Sustentável e Turismo, o procedimento de elaboração dessa atração pioneira ainda está em fase análise. A expectativa, segundo o secretário Edgar Hampf, é de que o evento possa ser realizado ainda no mês de aniversário da cidade.