Correio dos Campos

Clube da Robótica busca soluções para promover “sociedade inclusiva”

14 de agosto de 2019 às 17:31
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Clube da Robótica participou na tarde desta terça-feira de um encontro programado pela Copel, por meio de seu programa de voluntariado e pela ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, entidade que nasceu em Curitiba e está expandindo suas ações no Paraná. O encontro em ponta Grossa faz parte de um movimento que irá abranger quatro cidades, incluindo Cascavel, Maringá e Londrina. “Demos início em Ponta Grossa, mas iremos para outros municípios com o intuito das instituições se conhecerem e trocarem experiências em busca de uma sociedade mais inclusiva”, explicou Leonardo Mesquita, gestor de projetos da ASID.

Conforme o empresário e professor do Clube da Robótica, Evandro Kafka, a sua participação na ‘Rede’ da ASID busca, primeiramente, realidade das instituições, para depois verificar as possibilidades de incluir a robótica para soluções destas instituições. “Sabemos que a Robótica está promovendo milhares de benefícios na vida das pessoas com deficiência. Queremos estar inseridos nesta realidade para promoção de uma sociedade mais inclusiva”, destaca.

Para Mesquita a participação de empresas também é essencial na busca por uma “sociedade inclusiva” – “onde todos enxerguem o potencial das pessoas com deficiência”. “A construção é conjunta: famílias, instituições e empresas”, disse.

Além do Clube, participaram instituições que apoiam pessoas com deficiência de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Além de contar as diretrizes da ASID, que pretende transformar a causa, o evento contou com apresentação do programa de voluntariado da Copel, que promoveu a palestra “Voluntariado Transformador”.