Correio dos Campos

Rudolf Polaco pede criação de ‘Painel de Produtividade’ na Câmara

Projeto do Líder do governo sugere divulgar dados de todos os vereadores no novo painel do Legislativo. Informações vão do número de projetos aprovados até quantidade de faltas
9 de agosto de 2019 às 14:30
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O vereador Rudolf Polaco (Cidadania) apresentou durante a semana um projeto de resolução para divulgar os principais dados referentes aos trabalhos de todos os parlamentares da Câmara de Ponta Grossa. A proposta nº 04/2019 institui o ‘Painel de Produtividade’ no Legislativo, deixando à mostra alguns detalhes das atividades exercidas por vereadores.

Na proposta do líder do governo, o novo painel instalado na Câmara terá de mostrar a quantidade de projetos de lei, projetos de emenda à lei orgânica e projeto de resolução apresentados e aprovados de cada vereador, além do número de faltas injustificadas. Os dados, de acordo com o projeto, ficarão expostos durante todo o expediente legislativo – exceto em momento de sessão ordinária e extraordinária, quando o painel passa a ser utilizado para detalhar os votos dos vereadores.

O painel será atualizado mensalmente, sempre durante a primeira sessão ordinária do período. Um detalhe importante é em relação à contabilidade dos projetos de lei: o vereador deixa claro que medidas de homenagem, como títulos de cidadania honorária e denominação de logradouros públicos, não entrarão nos cálculos dos projetos de lei apresentados e aprovados.

Na visão de Rudolf, o projeto de resolução é uma oportunidade para que a população possa acompanhar o trabalho dos vereadores mais a fundo. “Todo parlamentar deve ser avaliado mensalmente pela sua produtividade no plenário da Câmara, assim como funciona com trabalhadores da iniciativa privada”, conta. Para o líder do governo, a proposta ainda dá visibilidade aos parlamentares mais atuantes.

“O projeto de resolução privilegia não só a quantidade de proposições de cada vereador, mas também a qualidade delas, já que deixa claro o número de propostas aprovadas e também exclui aquelas que servem somente para homenagens particulares”, avalia o vereador.

A medida foi protocolada durante a semana na Câmara e ainda não foi lida em plenário. Após a leitura, ela seguirá para análise das comissões internas e somente depois será votada pelos vereadores.