Correio dos Campos

Meio Ambiente retira 21 toneladas de resíduos no Contorno Leste

Equipe de Limpeza Urbana da Secretaria de Meio Ambiente precisou de duas semanas para realizar limpeza de áreas com descarte irregular de resíduos
5 de agosto de 2019 às 17:47
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria de Meio Ambiente, através do Departamento de Saneamento Ambiental, concluiu na última semana um trabalho intensivo de limpeza e manutenção no Contorno Leste. Entre corte de grama, material orgânico, reciclável, móveis, eletrodomésticos, resíduos da construção civil e até animais mortos, foram retiradas do local cerca de 21 toneladas de resíduos do local. As equipes do departamento seguem um cronograma diário de limpezas, para garantir a manutenção das áreas públicas em Ponta Grossa, não apenas com o corte da grama, mas principalmente com o recolhimento de resíduos, devido os constantes descartes irregulares.

“Tivemos que manter uma equipe exclusivamente naquele local por duas semanas, para garantir a limpeza dessas áreas. Recebemos esta demanda da população pelo 156 e, ao constatarmos se tratar de uma área pública, inserimos no cronograma de limpeza. Como a equipe levou muito mais tempo que o previsto para realizar a limpeza deste local, outras demandas do cronograma precisarão agora de um pouco mais de tempo para serem atendidas”, detalha o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

As limpezas foram realizadas nos extremos do Contorno Leste, contemplando as proximidades da saída para a BR 376 e da rotatória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além do corte da grama e da retirada de resíduos que foram descartadas irregularmente nos locais, o Departamento de Saneamento Ambiental também instalou uma cerca na área, para coibir a continuidade do descarte de resíduos, além da instalação de placas alertando para a irregularidade da ação.

“Todos os dias temos equipes nas ruas realizando limpeza e manutenção em diversos pontos da cidade, como praças, parques e canteiros, com o corte de grama, limpezas gerais, pinturas de guias, limpezas de arroios, recolhimento de resíduos (lixo eletrônico, sofás velhos, cadeiras, geladeiras, fogões, pneus), além da desobstrução de galerias e podas de árvores e arbustos. Por isso, contamos com a compreensão da população para cumprirmos todo nosso cronograma e o apoio de todos para manter esses locais limpos. Se cada um fizer a sua parte e denunciar no 156 quando flagrar algum descarte irregular ou uma área que ainda não está em nosso cronograma, teremos uma cidade mais limpa e bonita para todos”, aponta o diretor do departamento, Geraldo Kapp.

O trabalho realizado no Contorno Leste foi promovido pelo Departamento de Saneamento Ambiental, com apoio da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), que cedeu maquinário para retirada dos resíduos, e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que confeccionou as placas.

Prefeitura 156

Solicitar os serviços das equipes do Departamento de Saneamento Ambiental, responsáveis pela limpeza das áreas públicas do município, é simples e pode ser feito através do sistema Prefeitura 156. As solicitações serão incluídas no cronograma de atividades do Departamento pela cidade.