Correio dos Campos

SOS Alegria aguarda título de Utilidade Pública Estadual

Projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Mabel Canto (PSC)
2 de agosto de 2019 às 14:58
(Divulgação/Laertes Soares)

COM ASSESSORIAS – A organização não-governamental (ONG), Doutores Palhaços – SOS Alegria, que faz atendimento voluntário de humanização hospitalar em instituições de saúde de Ponta Grossa, aguarda para as próximas semanas a aprovação do projeto de lei 373/2019, proposto pela deputada estadual Mabel Canto (PSC), que concede o título de Utilidade Pública em âmbito estadual para a instituição.

Na justificativa do projeto, é apontado que a equipe de colaboradores e voluntários possui formação artística na linguagem de palhaço e capacitação para atuar em ambiente hospitalar, como também, que para compor a organização, são realizados testes seletivos com análise de perfil e desenvoltura, com treinamento de cerca de um ano, para atuação plena nos hospitais da cidade.

Além disso, foi elucidado que os Doutores Palhaços conquistaram um notório acúmulo de visitas ao longo dos atendimentos realizados durante os anos de 2008 a 2012 (70 mil visitas). E também nos períodos subsequentes de 2013 (42 mil visitas). 2014 (50 mil visitas), 2015 (45. 233 visitas). 2016 (44.690 visitas). 2017 (43.295 visitas) e 2018 (35.427 visitas), respectivamente.

Mabel acredita que pelo objeto da matéria, o projeto será aprovado por unanimidade pelos deputados. Além disso, salienta que fica muito feliz por ser esta a primeira proposição a ser deliberada em seu mandato. “O projeto está pronto para a votação, tendo recebido os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Saúde Pública. Pedirei na próxima semana para o projeto ser colocado em discussão”, adianta.

Para coordenador geral da ONG, Bruno Madalozo, a notícia vem com muita alegria para a instituição e todos os voluntários, pois além de ser um reconhecimento pelo trabalho realizado em Ponta Grossa, em âmbito estadual, pelos deputados paranaenses, a medida ainda poderá auxiliar na manutenção da ong com recursos estaduais. “Agradecemos todo o empenho da deputada pelo apoio e por acreditar em nosso trabalho que há mais de 10 anos humaniza o ambiente hospitalar através do riso”, finaliza Madalozo.