Correio dos Campos

Cine-Teatro Ópera recebe obras de reforma e manutenção

Parte interna estará toda recuperada em cinco meses
31 de julho de 2019 às 14:28
(Divulgação/PMPG)

Luane Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O Cine-Teatro Ópera, principal teatro da cidade, mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, está passando por obras de reforma e manutenção em sua infraestrutura, além de receber novos equipamentos. O investimento total no imóvel, que em 2018 recebeu mais de 50 mil pessoas em 148 eventos, passa de R$ 60 mil.

As obras incluem adequações de segurança, reformas estruturais, adequações no mobiliário, aquisição de equipamentos técnicos e reparos visuais. A mais recente, concluída esta semana, foi o conserto do gesso, sancas e arandelas do auditório principal, bem como a instalação de lâmpadas tubulares nas sancas. Nos últimos meses já foram trocadas também todas as lâmpadas fluorescentes do teatro por lâmpadas de LED, gerando economia e sustentabilidade. Nos camarins foram recuperados os móveis e consertados os sanitários.

Na parte de segurança foram fixados novos corrimões e ajustados os já existentes, instaladas luzes de emergência e outras demandas do Corpo de Bombeiros, já aprovadas pela corporação e que permitem o pleno funcionamento do espaço cultural dentro das normas vigentes. Para acessibilidade foram feitas manutenções nos elevadores e construída uma rampa própria para acesso de cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade ao palco. O hall e os camarins já receberam retoques na pintura e, em breve, toda a parte interna do auditório A receberá pintura nova. Todas as 839 poltronas do teatro (dos dois auditórios) foram revisadas, recuperadas e agora receberão novas peças – que já foram adquiridas diretamente na fábrica – para seu pleno funcionamento e padrão estético.

De equipamentos foram recebidos um aspirador de pó industrial, furadeira e parafusadeira profissionais e uma máquina de solda. A Fundação de Cultura está viabilizando agora a compra de novos refletores de LED para iluminação cênica dos espetáculos, shows e eventos, gelatinas coloridas para os refletores já existentes e uma escada profissional para grandes alturas. Também nos próximos meses serão consertadas as vitrines internas e externas, para melhor aproveitamento destes espaços, e trocado todo o carpete dos auditórios.

Até o início do ano que vem, 2020, o teatro estará com toda a parte interna recuperada. O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, ressalta que o Cine-Teatro Ópera é um símbolo para a cidade. “É o lugar aonde são realizadas as maiores apresentações; diversos artistas já estiveram nos palcos do Ópera. É, com certeza, um grande patrimônio cultural para Ponta Grossa. Em breve teremos um teatro totalmente remodelado para receber a plateia”, completa. Segundo Cirilo Barbisan, diretor da unidade, as adequações estão sendo feitas com o teatro em pleno funcionamento, com poucas alterações na sua grade de programação.

Construído no ano de 1947 em estilo art-decô, o Cine-Teatro Ópera marca materialmente o início da modernidade arquitetônica em Ponta Grossa. Foi o primeiro prédio ponta-grossense construído com base no processo de verticalização em que muitas cidades brasileiras implantavam nesta época como modelo da modernidade. Atualmente, o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de Ponta Grossa e faz parte do conjunto patrimonial, arquitetônico, cultural e artístico da cidade.

Do palco ao público ponta-grossense

Em 2018 foram realizados 148 eventos que registraram mais de 50 mil pessoas que passaram pelo Cine-Teatro Ópera. O mês com maior número de espetáculos foi junho, com 24 atividades e um púbico de 8.913 pessoas. Já o maior público foi registrado em novembro, com 10.665 pessoas entre os 23 eventos promovidos no mês. A cena do ballet e da dança também esteve fortemente presente, totalizando 43 eventos em 2018, entre iniciativas particulares e da Fundação Municipal de Cultura, com público de 21.454 pessoas.