Correio dos Campos

‘Mulheres no mercado musical’ será tema de roda de conversa no Festival de Música

30 de julho de 2019 às 13:12
(Divulgação/Rhaissa Bittar)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Além da parte artística, a programação do 11º Festival de Música de Ponta Grossa terá também ações formativas. Neste ano, a Prefeitura e a Fundação Municipal de Cultura realizam uma Roda de Conversa sobre ‘Mulheres no Mercado Musical’. O bate-papo será no dia 3 de agosto (sábado), às 18h, no auditório B do Cine-Teatro Ópera. As convidadas serão Rhaissa Bittar (São Paulo/SP), Dessa Brandão (São Paulo/SP) e Letícia Carvalho (da Banda A Vera, de Ponta Grossa). A mediação será de Elisângela Schmidt, uma das curadoras do festival.

“A intenção de realizar uma roda de conversa como essa é mostrar como a figura feminina está presente neste mercado e nem sempre é vista ou respeitada. Convidamos mulheres que possuem experiências diferentes, como a Rhaissa que é produtora e cantora em São Paulo e a Letícia, como mulher, negra e cantora em uma cidade do interior do Paraná. Reunir as pessoas envolvidas no mercado musical é fundamental para o desenvolvimento cultural da cidade, pois dessa forma conseguimos conhecer novos trabalhos, artistas e debater pontos importantes para valorizar o trabalho neste meio”, afirma Elisângela.

Também no sábado, 03 de agosto, no Cine-Teatro Ópera, haverá dois workshops gratuitos voltados à profissionalização de músicos. O primeiro será às 14h, com Val Oliveira (Curitiba/PR), sobre áudio básico para músicos profissionais; e o segundo será logo em seguida, às 17h, com Rhaissa Bittar (São Paulo/PR), sobre construção de carreira. As inscrições para os workshops estão disponíveis no site http://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/festivaldemusica.

Conheça as participantes

Rhaissa Bittar é cantora, atriz, compositora, editora, roteirista, diretora de arte e audiovisual e idealizadora do Sarau As Mina Tudo, em São Paulo. Atualmente, dirige a empresa ArtBittar, de arte, audiovisual e comunicação, onde roteiriza, dirige cena e arte, edita videoclipes e audiovisuais documentais, dá consultorias e workshops. Com três álbuns lançados (‘João’, de 2019; ‘Matéria Estelar’, de 2014; e ‘Voilà’, de 2010), integra diferentes expressões artísticas de maneira lúdica. Em 2017 estreou no cinema nacional ao participar do curta ‘A Ponte’, de Rafael Câmara, produzido pela TNT BR.

A paulista Dessa Brandão aprendeu a tocar violão aos 13 anos, de forma autodidata. Fez sua primeira composição autoral aos 23, a faixa ‘Paradise’, produzida por Alê Riudoms. Em 2017 foi idealizadora do projeto Batuque de Lara, trio de samba composto por mulheres, e também começou a desenvolver shows com músicas autorais em carreira solo. Posteriormente idealizou e começou a produzir o Sarau As Mina Tudo, no Jazz B, ao lado de Rhaissa Bittar, que tem como objetivo dar protagonismo a mulheres instrumentistas, compositoras, cantoras, atrizes e outras artistas para que possam divulgar seu trabalho e ter um espaço de troca de experiências.

Leticia Carvalho é vocalista e compositora da banda A Vera e do trio AmutuÁ. Vencedora do prêmio de melhor interpretação no FUCA – UNICENTRO (2015), melhor composição do mesmo festival em 2016; vencedora da etapa regional do FUC – UEPG (2017) e Júri Popular do mesmo ano; no FUC deste ano levou os prêmios de melhor música da fase regional, melhor letra e terceiro lugar na etapa nacional com a banda A Vera. Ex-vocalista da banda Funk70. Participou do projeto ‘Seus voos e seus pousos’, de Xico Ferreira e idealização de Maristela Celusniaki, e do Pampa Stock, da Universidade Federal do Pampa. Possui conto publicado no livro ‘Quartas de cinzas’, organizado por Marcelo Rocha. Uma curandeira de si e experimentadora das expressões.