Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica abre Festival de Música de Ponta Grossa

Será apresentado um repertório especial para orquestra e violino
22 de julho de 2019 às 14:58
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O 11º Festival de Música de Ponta Grossa começa oficialmente no dia 02 de agosto com um concerto da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG), que receberá o prestigiado violinista Winston Ramalho, de Curitiba. A apresentação começa às 20h com entrada gratuita. Entre o repertório estará a Sinfonia Novo Mundo, do tcheco Dvořák, a peça Tzigane, de Ravel, e o Poème para Violino e Orquestra (op. 25), de Chausson.

Rafael Rauski, maestro da OSPG, relata que os preparativos para este concerto começaram ainda no mês de junho. “A expectativa por parte dos músicos está bastante intensa, pois além da ocasião, que marca um importante momento da cena musical da nossa cidade, teremos também um repertório de altíssimo nível”, ressalta.

O maestro aponta que os dois solos para violino que serão apresentados exigem virtuosismo técnico e de extrema sensibilidade e beleza musical. Tratam-se de obras que já foram apresentadas e gravadas pelos maiores expoentes do violino no mundo. Os solos serão executados por Winston Ramalho, um dos destaques do violino brasileiro atualmente. “Esse repertório é especial e tem um estilo cigano que encanta muito. Será uma grande noite para mim, para a Orquestra Sinfônica e, principalmente, para o público”, completa Winston. Serão duas peças soladas pelo violinista: Tzigane (escrita à violinista húngara Jelly d’Arányi entre 1922 e 1924, inicialmente para violino e piano, e adaptada para violino e orquestra por Maurice de Ravel, seis meses depois) e o Poème para Violino e Orquestra, considerada a composição mais conhecida e mais amada de Chausson (o compositor escreveu três versões diferentes do Poème: com orquestra; com acompanhamento de piano; e uma versão recentemente descoberta para violino, quarteto de cordas e piano).